segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Reservas da Biosfera dos Açores participam nas celebrações do Dia das Reservas da Biosfera da UNESCO


No próximo dia 3 de Novembro, no âmbito das comemorações do 40º aniversário do programa Man and Biosphere (MAB), irão decorrer na sede da UNESCO, em Paris, as celebrações do Dia das Reservas da Biosfera.


Durante este evento será organizado um cocktail que contará com produtos das reservas da biosfera de todo o mundo, incluindo produtos das Reservas da Biosfera dos Açores, tais como queijo, vinhos, compotas, queijadas, entre outros, cedidos por entidades locais.

Esta participação será uma excelente oportunidade de divulgação das Reservas da Biosfera dos Açores (Corvo, Flores e Graciosa), bem como dos seus produtos gastronómicos.

As reservas da Biosfera são áreas protegidas instituídas a nível mundial pela UNESCO, como exemplares de boas práticas na manutenção do equilíbrio entre a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentado.

No caso dos Açores as áreas de eleição abrangem a ilha na sua totalidade, espelhando nesta atribuição o reconhecimento de vários aspectos merecedores de relevância destacando-se os paisagísticos, ambientais, geológicos e culturais.

Desde Maio de 2009 que as Flores, Graciosa e Corvo são ilhas escolhidas para integrarem esta rede mundial de locais onde a conservação das paisagens, ecossistemas e espécies são objectivos paralelos a um desenvolvimento económico e humano sustentáveis.

Nesta rede mundial estão incluídas zonas classificadas em todos os continentes, como o Pantanal e a Amazónia (Brasil), Yellowstone e o Deserto Mojave (EUA) e o Monte Olympus (Grécia).



GaCS

Sem comentários: