domingo, 23 de outubro de 2011

Governo “junto das empresas e famílias”, garante Vasco Cordeiro


O Governo dos Açores está “ao lado das empresas e das famílias” açorianas para fazer frente às dificuldades derivadas da actual crise financeira nacional e internacional “que não deixa ninguém imune aos seus efeitos”, garantiu, este sábado, em S. Jorge, no jantar do 12º aniversário do Núcleo Empresarial de S. Jorge, o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro.

“Estamos juntos nesta tormenta. Não há empresários de um lado e o Governo do outro. Não há famílias e açorianos e um lado e o Governo do outro. Estamos juntos nesta tormenta e é juntos que a conseguiremos ultrapassar. Não há divisões, porque o sucesso de uns é o sucesso de todos”, disse o governante, lembrando que “este é o momento em que é preciso ter consciência dos desafios, mas também das forças que temos para os ultrapassar”.

Para o Secretário Regional da Economia, a actual situação “torna necessário cada vez mais trabalho, mais exigência e mais rigor”. Elementos que, por si só, “não fazem o sucesso, sendo que o sucesso não se faz sem eles”. “Nestes momentos de maior desafio só com a colaboração de todos, com a atitude crítica e proponente, que ajuda a construir novas soluções, conseguiremos ultrapassar estes desafios”, acrescentou.

Em virtude do momento actual, “existem duas posturas que causam estranheza”, confessou o governante. Uma, “a de desânimo, em que está tudo mal, e que não pode vingar”, e outra, “a do facilitismo, em que tudo se resolve, tudo se conseguirá duplicar em termos de investimento”. Nesta conjuntura, considerou Vasco Cordeiro, “é preciso falar claro e com verdade: não é possivel nestas circunstâncias prometer que tudo se resolverá num piscar de olhos. Quem assim aje está a enganar-se a si proprio e os outros”.

No entanto, acrescentou, “há algo que se pode prometer e cumprir: não baixar os braços, não podemos desistir. Temos de retirar da História dos Açores os exemplos a seguir. Somos um povo que resiste e ultrapassa terramotos e tempestades, pelo que aqui estamos e estaremos já que esta deve ser também uma hora de esperança. O que a História demonstra é que sempre que os açorianos não baixaram os braços conseguiram vencer as dificuldades”.

Um desses exemplos de trabalhor e colaboração permanente pode ser encontrado em S. Jorge, disse ainda Vasco Cordeiro, elogiando a postura do Núcleo Empresarial de S. Jorge, “uma entidade que se tem vindo a afirmar como colaboradora, que aprecia, desafia e critica fundamentadamente as nossas ideias e propostas”. “A actuação do Governo em muitas medidas é fruto deste colaboração. Há medidas que pensamos, que propomos e não devemos ter problemas em dizer que algumas são aperfeiçoadas por entidades e parceiros sociais”.

Segundo o Secretário Regional da Economia, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo dos Açores, em colaboração com os seus parceiros sociais, é bem evidente, por exemplo, nas reformas do SIDER, do Empreende Jovem e na do licenciamento industrial, desenvolvidas de forma a que estes instrumentos não sejam um empecilho, mas sim um importante apoio aos nossos empresários”.

A este propósito, destacou ainda, “os empresários de S. Jorge têm sabido aproveitar estes instrumentos. No caso do SIDER verifica-se nesta ilha um volume de investimento de cerca de 10,5 milhões de euros enquanto que no Empreende Jovem se regista já um volume de investimento superior a 700 mil euros”. Outro exemplo “é o do turismo, em que apesar da turbulência que se faz sentir nos mercados, a ilha de S. Jorge regista um crescimento acima da média regional”.


GaCS

Sem comentários: