domingo, 30 de outubro de 2011

Freguesias “são as raízes da árvore da democracia”, diz José Contente


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos apelou hoje à classe política açoriana para estabelecerem plataformas de entendimento que visem redefinir o mapa autárquico dos Açores segundo princípios coerentes.


José Contente, que presidiu à cerimónia de inauguração da nova sede da Junta de Freguesia da Ribeira Seca, da Ribeira Grande, afirmou que chegou a hora dos dirigentes políticos debaterem a questão da redefinição do mapa autárquico. “Temos essa responsabilidade e devemos fazê-lo de forma a respeitar a nossa diferença e valores. Somos diferentes e temos o direito à diferença e devemos pugnar pela defesa da nossa maneira de viver, é também para isso que serve a nossa autonomia”, sublinhou o governante.

O Secretário Regional não esconde a necessidade de se reformar as instituições do poder local, tendo em conta a conjuntura económica actual, mas este momento de reflexão exige “firmeza e responsabilidade”.

“Nós temos a capacidade e o poder de reorganizarmos as nossas freguesias, podemos traçar o nosso próprio caminho, por isso somos autónomos, mas a nossa autonomia não nos pode imiscuir de alcançarmos soluções ponderadas que devem resultar de uma plataforma de entendimento entre as diferentes entidades”, revelou o membro do Governo Regional.

José Contente valorizou o poder local definindo-o como “as raízes da árvore da democracia”, o poder mais próximo da população e, neste sentido, o primeiro a operacionalizar os desígnios populares, têm maior capacidade de resolver os problemas e garantem cada vez mais a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

O governante elogiou o dinamismo, coragem e determinação da equipa e do presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Seca, que assinalou 435 anos de elevação a freguesia com a inauguração da nova sede.



GaCS

Sem comentários: