sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ana Paula Marques visita idosos em Dia Mundial da Terceira Idade


No Dia Mundial da Terceira Idade, que se assinala hoje, a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social visitou alguns idosos, em Santa Maria, cujas habitações estão a ser reabilitadas pelo Governo dos Açores.


Na ocasião, Ana Paula Marques salientou a importância destas iniciativas, uma vez que visam contribuir para “a melhoria das condições de vida dos idosos, bem como para o seu bem-estar”.

Destacando ainda as vivências e o papel dos idosos, a governante regional afirmou que o executivo açoriano tem vindo a adequar as suas políticas às diferentes necessidades dos idosos e das suas famílias, incidindo, também, a sua actuação na criação de alternativas à institucionalização, tais como: os serviços de apoio domiciliário, os centros de dia e de noite e os programas recreativos e de lazer.

Neste contexto, a Secretária Regional salientou que, nos últimos 14 anos, o número de equipamentos para a Terceira Idade aumentou mais de 100%, passando de 105 para 216.

No mesmo período, o número de utentes em equipamentos para a Terceira Idade passou de 3901 para 8081.

Ana Paula Marques realçou, igualmente, o esforço que o Governo dos Açores tem vindo a realizar através do apoio para medicamentos e do Complemento Regional de Pensão.

Ainda no âmbito do Dia Mundial da Terceira Idade, a governante regional exortou as famílias e as comunidades a mobilizarem-se no cuidado e reconhecimento à terceira idade, apelando à necessidade urgente de se recuperar a função social dos idosos, tendo mesmo considerado “imperioso que as nossas sociedades promovam a importância da pessoa idosa, dando-lhes papéis significativos, com vista a uma boa integração no contexto familiar e social”.



GaCS

Sem comentários: