sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nova Casa da Juventude de Santa Maria prova apoio do Governo ao associativismo juvenil


O Secretário Regional da Presidência afirmou hoje na cerimónia de inauguração da Casa de Juventude de Santa Maria, que contou a presença do Presidente do Governo, que foi dado “mais um passo na estratégia que vem sendo implementada pelo Governo dos Açores no sentido de dotar as Associações Juvenis dos Açores de infra-estruturas e condições favoráveis para que os jovens possam desenvolver as suas capacidades, trabalhar e participar activamente na sua comunidade”, sublinhando que, deste modo, os jovens “são um factor fundamental para um sólido desenvolvimento económico e social futuro nos Açores”.

André Bradford realçou o facto de que o Governo dos Açores tem desenvolvido uma estratégia de forma sustentada, desde 1997, do Corvo a S. Maria. Já investiu, em média, cerca de meio milhão de euros, para além das verbas disponibilizadas para apoio ao funcionamento e actividades, atribuídos por via do sistema de incentivos ao Associativismo Juvenil.

O investimento do Governo dos Açores no desenvolvimento da Politica de Juventude – destaca o governante – tem sido implementada “em estreita colaboração com as Associações de Juventude e, nos casos em que se demonstrou apropriado, com as autarquias e outras entidades, rentabilizando as verbas disponíveis e capacitando as Associações Juvenis para um trabalho mais amplo e mais efectivo”.

Na opinião de André Bradford, a dinâmica da acção do Governo “permitiu aumentar significativamente o número de associações existentes nas nossas Ilhas e o número expressivo de dirigentes e jovens envolvidos”.

“Hoje temos cerca de seis dezenas de organizações de Juventude nos Açores, a desenvolverem actividades para cerca de 20.000 jovens, metade dos quais são seus sócios efectivos”, afirmou.

Associações como a Associação de Jovens da Ilha de Santa Maria (AJISM) são, para André Bradford, “um sinal evidente da vitalidade da nossa sociedade civil, em particular, da nossa juventude” que, conforme sublinhou, podem contar com o Governo dos Açores como “parceiro constante e empenhado, apesar das necessidades de reequilíbrio orçamental com que todos nos defrontamos”.

O Secretário Regional da Presidência lembrou a existência do Sistema de Incentivo ao Associativismo Jovem do Programa de Apoio ao Empreendedorismo Social das Associações de Juventude como “alavanca de promoção de projectos de melhoria e transformação das comunidades de inserção das diversas Associações” e deixou o desafio “para uma co-responsabilização como empreendedores sócios, desenvolvendo abordagens inovadoras e sustentáveis que permitam ajudar na resolução de problemas na comunidade onde se inserem e, também por esse meio, o desenvolvimento de instrumentos de criação de micro e auto-emprego”.

André Bradford enfatizou a importância do movimento associativo juvenil nos Açores que, conforme considerou, “se pode constituir como uma via de mudança, encontrando novas formas de resolução de problemas da sua envolvente comunitária” que também incluí a capacidade de “dinamização da economia e criação de emprego”.

No contexto da participação no desenvolvimento económico e na política de mobilidade e turismo jovem, o governante frisou que o Governo dos Açores “insistirá na congregação de esforços com os diversos poderes públicos no sentido das Associações de Juventude possam assumir a gestão de unidades de alojamento turístico jovem, com características de hospedaria, particularmente nas Ilhas que não dispõem de unidades da rede de Pousadas de Juventude”.

André Bradford, finalmente, enalteceu os “múltiplos exemplos de empenho e capacidade de realização na animação socio-cultural e socio-educativa das comunidades locais na recuperação das tradições populares; na protecção do património cultural e ambiental; na promoção de inúmeras actividades de carácter cultural, desportivo e recreativo”.

GaCS

Sem comentários: