quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Açores apostam forte no reforço da sua notoriedade



O Governo dos Açores aposta no “reforço da notoriedade do destino Açores nos seus principais mercados emissores de turistas” como forma de continuar o processo de “consolidação do sector do turismo” registado durante o ano passado, disse hoje, em Lisboa, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que participava na abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre até ao próximo domingo, considerou “que se tem vindo a assistir uma estabilização dos fluxos turísticos para a Região, constituindo agora uma das principais prioridades não só o reforço da notoriedade, mas também o trabalho que está a ser desenvolvido no campo das acessibilidades”, como é o caso da parceria ontem anunciada entre a SATA e a companhia francesa Aigle Azur.

No âmbito dessa parceria vai ser possível, por exemplo, a um passageiro viajar nas duas companhias com um único bilhete electrónico “o que vai permitir melhorar de forma significativa as ligações entre os Açores e França”.

Para o Secretário Regional da Economia, este acordo demonstra, por isso, “o papel importantíssimo que a SATA tem no desenvolvimento desta estratégia de aposta no turismo, quer através dos seus meios, quer através da realização de diversos acordos comerciais, como é o caso deste com a Aigle Azur, ou do acordo code-share que foi recentemente anunciado com a US Airways”.

Segundo Vasco Cordeiro, a parceria entre a SATA e a Aigle Azur demonstra “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, constituindo um sinal da aposta que é feita nesse mercado, mas também na Alemanha, nos Estados Unidos e no Canadá, entre outros”, acrescentou.

Sobre a Bolsa de Turismo de Lisboa, Vasco Cordeiro, manifestou-se convencido de que “os Açores aparecem aqui animados e confiantes de que é possível vencer os desafios que nos são colocados pela conjuntura actual”. Um sentimento, disse ainda, “que não é apenas do Governo ou das entidades públicas, mas que é também dos empresários e dos operadores aqui presentes”.

“Se cada entidade, pública ou privada, fizer bem a sua parte, acreditamos que existem todas as condições para ultrapassar esses desafios, em especial os que nos serão levantados pela actual conjuntura nacional, já que este constitui o nosso principal mercado”, considerou.

Este ano os Açores têm “uma forte aposta no produto turístico concreto que a região tem para vender”, disse Vasco Cordeiro considerando a Bolsa de Turismo de Lisboa “uma importante oportunidade para a Região apresentar os seus trunfos face aos outros destinos turísticos nacionais”.

Vasco Cordeiro garantiu ainda “todo o empenho do Governo dos Açores no apoio ao investimento que se destine a acções de captação de fluxos turísticos já que entendemos que essa captação deve constituir, neste momento, a nossa principal aposta”.

O Stand dos Açores recebeu hoje centenas de visitantes, destacando-se a presença do Primeiro Ministro, José Sócrates, que, entre outras actividades, teve oportunidade de testar um simulador que pretende demonstrar uma subida à ilha do Pico.



GaCS/NM

Sem comentários: