quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Conferência “5 de Outubro - Os homens e as ideias”, por António Lopes, na Horta




Realizar-se-á no dia 25 de Março, pelas 21h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, a conferência “5 de Outubro - Os homens e as ideias”, por António Lopes.

António Lopes é licenciado em História e director do Museu Maçónico Português desde 2003, no qual efectuou uma profunda intervenção em matéria de investigação, apresentação e conservação do seu espólio.

A conferência “Os homens e as ideias” abordará as primeiras ideias republicanas em Portugal, que se manifestaram nos ecos das convulsões políticas da Europa de finais da década de quarenta do século XIX, o ambiente ideológico que potencia o papel da Maçonaria e das lojas maçónicas, assim como o caso particular da cidade da Horta, em que se destaca o papel desempenhado pela Loja Amor da Pátria, local de vivo debate e de significativa participação cívica.

O ciclo de conferências “Açores: 100 Anos de República” é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura e decorre de Janeiro a Outubro de 2011, em todas as ilhas dos Açores.


GaCS/DRaC

Sem comentários: