terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Governo tem estratégia coerente e articulada para fomentar o empreendedorismo e a inovação



O Governo dos Açores “tem vindo a desenvolver uma estratégia coerente e articulada, quer no que diz respeito ao fomento do empreeendedorismo e à inovação no contexto empresarial”, defendeu, esta manhã, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas no final de uma visita ao Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores, considerou que tem sido evidente a aposta no fomento do empreendedorismo, como “o demonstram o conjunto vasto de políticas que o Governo tem implementado de forma a criar as condições para que, cada vez mais, surjam ideias inovadoras”.

A esse propósito, o Secretário Regional da Economia recordou existirem diversos instrumentos lançados no âmbito das políticas que têm vindo a ser desenvolvidas, como é o caso “do Concurso Regional de Empreendedorismo, que destaca ideias inovadoras de negócios, a recente reforma do Empreende Jovem, um sistema de apoio a projectos desenvolvidos por jovens, o projecto Educação Empreendedora, que nas escolas e em vários níveis de ensino, visa exactamente dar a conhecer e fomentar o empreendedorismo, e a criação recente do primeiro Fundo de Investimento de Apoio ao Empreeendedorismo dos Açores”.

Esta visita, segundo Vasco Cordeiro, representa, por isso, “a sinalização da relação que se estabelece entre estes programas, mas também a atenção que o Governo tem entre o momento de criação dessas políticas e da sua implementação, de forma que tenham um efeito prático”. “Desse ponto de vista”, reforçou, “esta instituição e a sua actividade são fundamentais para passar à prática e para tornar patente a disponibilidade de instrumentos e de acções que favorecem o empreendedorismo”.

Vasco Cordeiro recordou ainda que “não é apenas no apoio ao empreendedorismo que existem todas estas medidas de apoio. No âmbito do próprio Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores existem apoios de outro âmbito como é o caso de um subsistema vocacionado para a qualidade e para a inovação, ou seja para apoiar projectos inovadores”.

O Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores foi criado no âmbito do Departamento de Economia e Gestão e tem como missão aplicar as melhores boas práticas e as mais avançadas metodologias em empreendedorismo, inovação e gestão empresarial.

Esta entidade tem por objectivos fomentar o desenvolvimento de competências específicas relacionadas com o empreendedorismo capazes de, por um lado, promover a criação e o apoio a novos projectos empresariais com carácter inovador e de forte valor acrescentado e de, por outro, contribuir para a redução do risco e da incerteza num ambiente de competitividade globalizada constituindo-se, assim, como um factor decisivo para o desenvolvimento do tecido empresarial e, consequentemente, de toda a Região.



GaCS/NM

Sem comentários: