segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Governo abre propostas para centro de artes contemporâneas



O Director Regional da Cultura presidiu hoje ao acto público de abertura das propostas para adjudicação da empreitada de construção do “Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas”.

Segundo Jorge Bruno, trata-se de um empreendimento destinado a constituir uma ponte no domínio das artes contemporâneas, entre os criadores que vivem na Região Autónoma dos Açores e os de outras partes do mundo, O “Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas”, será construído aproveitando a antiga fábrica do álcool, na Ribeira Grande, um edifício com um potencial muito grande para o desenvolvimento de um projecto desta natureza.

Vai conter aquilo que se pode designar por laboratórios de criação artística, com salas providas de equipamentos que permitam trabalhar vídeo e som, com condições para acolhimento de criadores ao nível das artes plásticas, uma área para apresentação de performances e peças de teatro e um espaço de exposições, entre outros mais.

“Pretendemos dotar o centro de uma dinâmica que venha a resultar do acolhimento de artistas e estabelecer uma ponte, que consideramos necessária e oportuna, entre os criadores regionais - vivam em que ilha viverem - e os de Portugal continental e de outras partes do mundo”, frisou Jorge Bruno.

A Direcção Regional da Cultura recebeu 16 propostas para a construção da “Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas”, que serão agora apreciadas por um júri. O preço base do concurso era de 12,9 milhões de euros.



GaCS/RC

Sem comentários: