sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Governo estabiliza taludes sobranceiros à estrada entre a Salga e a Lomba da Fazenda, no Nordeste



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos iniciou a empreitada de drenagem de taludes sobranceiros à estrada regional n.º1-1ª, entre a Salga e a Lomba da Fazenda, no concelho de Nordeste.

A necessidade e urgência da empreitada surgiu da ocorrência de vários deslizamentos de terras de taludes sobranceiros à estrada regional no troço entre a Salga e a Lomba da Fazenda.

A Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres procedeu de imediato à identificação das zonas que careciam da instalação de um sistema de drenagem de águas pluviais nas cristas dos taludes, a fim de evitar futuras derrocadas.

A drenagem das águas que afluem à crista dos taludes é essencial para evitar a ocorrência de deslizamentos de terras, em particular quando se registam períodos de frequente ou forte pluviosidade.

O projecto elaborado pela Direcção de Serviços de Estradas preconiza a implantação de valas de crista de talude, em meia-cana de betão, caixas de recepção, construção de descarregadores em degraus ou de descidas de talude, para a condução das águas pluviais aos aquedutos existentes na estrada regional ou encaminhadas para as linhas de água mais próximas.

A adjudicação foi feita à empresa regional Construções Achadense, Lda., pelo valor de cerca de 150 mil euros.

O prazo de execução da referida empreitada é de três meses, no entanto, as condições atmosféricas e as autorizações dos proprietários no acesso aos locais pode condicionar o bom andamento dos trabalhos.


GaCS/VS

Sem comentários: