segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Governo promove ciclo de conferências para estabelecer pontes entre diversos campos do conhecimento


O Director Regional da Cultura anunciou, esta manhã, em Ponta Delgada, a realização de um ciclo de oito conferências, nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, destinadas a promover um debate de ideias e uma partilha de conhecimentos, tendo em vista fomentar os istmos de conectividade entre a Cultura açoriana e o mundo. Jorge Bruno confirmou, em encontro com a Comunicação Social, que os conferencistas são várias figuras ligadas às artes e à Cultura, reconhecidas internacionalmente, e que o referido ciclo tem por título genérico ISTMOS: Insularidades, Arquipélagos e Conexões das Artes num Mundo Globalizado.

Para o director regional, os istmos enquanto lugares por onde se vai ou faixa de terra que une uma península a um continente são, na perspectiva do ciclo de conferências, agora, anunciado, as conexões que ligam as várias disciplinas artísticas - literatura, ópera, pintura, arquitectura, arte - entre o local e o global, independentemente da insularidade.

Por essa razão, prosseguiu Jorge Bruno, a iniciativa do Governo Regional dos Açores assenta em dois conceitos base: a arte local e a arte global, considerando-se que a Região é o cenário perfeito para abordar a conectividade entre as diferentes dimensões espaciais onde germina a Cultura, as migrações que transportam os saberes e as pontes que o pensamento ergue com a partilha e o conhecimento.

Para o director regional, a Cultura e a arte nunca se circunscreveram à cartografia, por isso, falar de contemporaneidade implica ignorar o verdadeiro sentido da palavra istmo e desenvolver estratégias de conectividade com várias áreas do saber e das práticas e expressões culturais.

A Direcção Regional da Cultura convidou para comissariar o referido ciclo de conferências, o doutor Delfim Sardo, que é, actualmente, professor do Colégio das Artes e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo, recentemente comissariado a Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010. Foi, entretanto, consultor da Fundação Calouste Gulbenkian e Director do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém. Desde 1990, desenvolve a actividade de curadoria ligada às expressões artísticas.

Por sua vez, os conferencistas convidados são figuras de referência no universo da arte e Cultura contemporâneas, com intervenções no campo da filosofia, da arquitectura, da música, da dança ou das artes visuais. Os seus percursos têm-se pautado pela transversalidade e pela vontade de estabelecerem pontes entre diversos campos do conhecimento humano.

A primeira conferência decorrerá na próxima quinta-feira, dia 24, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a partir das 21 horas, e será proferida por Paolo Pinamonti que abordará o tema A Ópera entre Teatro e Literatura - As Estratégias Narrativas do Teatro Musical.

Paolo Pinamonti é professor de Elementos de História do Concertismo e de História da Música Contemporânea na Universidade Ca’Foscari de Veneza. A par do trabalho científico, desenvolveu actividade no campo da organização artística. De 1997 a 2000, foi Director Artístico do Teatro La Fenice, em Veneza e, de 2001 a 2007, foi Director do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Desde 2007, é Director Artístico do Festival Mozart que se realiza na Corunha, Galiza.

A programação das restantes conferências é a seguinte:

A Arquitectura não é uma Arte, por João Luís Carrilho da Graça, em Angra do Heroísmo, a 18 de Março;

A Estética da Dádiva, por Jacinto Lageira, em Ponta Delgada, a 19 de Abril;

Os Desafios da Criação Artística entre a Escala Humana e uma Realidade Global, por Rui Horta, na Horta, a 5 de Maio;

Por uma Curadoria Menor, por Moacir dos Anjos, em Angra do Heroísmo, a 20 de Maio;

O que é o contemporâneo? Por João Ribas, em Ponta Delgada, em data a confirmar;

O Museu de Arte Contemporânea: da Micro Escala à Escala das Grandes Instituições, por Vicente Todoli, em Ponta Delgada, a 30 de Junho;

El archipélago de la imagem, por José Jimenez, em Ponta Delgada, a 7 de Julho.



GaCS/JMB

Sem comentários: