segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Governo anuncia criação do Observatório Europeu da Mobilidade Profissional com sede nos Açores



O Observatório Europeu da Mobilidade Profissional, organismo da Assembleia das Regiões da Europa com sede nos Açores, vai promover um estudo pioneiro sobre as práticas e o impacto da mobilidade profissional na Europa, anunciaram hoje, em conferência de imprensa, o Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, e o Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, Rui Bettencourt.

Conforme referiu Rodrigo Oliveira, “a criação do Observatório Europeu da Mobilidade Profissional resultou de uma proposta do Presidente do Governo, Carlos César, apresentada e aprovada, em Novembro passado, em Istambul, na Assembleia-Geral da Assembleia das Regiões da Europa”, iniciativa que se funda nos “resultados e experiência” acumulados pela Região na presidência do Programa Eurodisseia, bem como “no âmbito das políticas de emprego e mobilidade profissional”.

O Observatório Europeu da Mobilidade Profissional “nasce, assim, de uma proposta açoriana, e tem como objectivo melhor compreender, numa inovadora abordagem regional, a mobilidade profissional na Europa, em particular, entre os seus jovens”, numa acção inserida na estratégia de afirmação da Região “junto dos mais importantes organismos de cooperação da Europa”. – afirmou o Subsecretário Regional.

O Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor salientou o trabalho desenvolvido pelo Governo Regional no Programa Eurodisseia e a relevância da criação do Observatório Europeu, liderado pelos Açores. Rui Bettencourt referiu-se, em particular, à importância que as políticas de emprego, mobilidade e formação assumem, actualmente, nos Estados e na União Europeia e, neste contexto, ao contributo que as Regiões podem trazer aos debates em curso, nomeadamente, para influenciar políticas e “moldar algumas estratégias a nível europeu de mobilidade profissional”.

Observatório Europeu da Mobilidade Profissional, sob a presidência dos Açores, está instalado junto do Observatório do Emprego e Formação Profissional dos Açores e, conforme anunciado pelo seu Director, Luis Rocha, foi já dado inicio a um estudo piloto juntos das regiões europeias sobre as práticas e o impacto da mobilidade profissional. O estudo envolve, num primeiro momento, oito regiões, visando a análise das motivações, da dinâmica e dos factores de atractividade por detrás dos movimentos de mobilidade profissional entre Regiões da Europa, estando prevista apresentação das suas conclusões em 2012.

“O pioneirismo e a coordenação deste projecto pelos Açores - uma região ultraperiférica e arquipelágica do Atlântico - adquire, assim, um especial significado e representa um passo que confirma a postura de liderança e de notoriedade açoriana no âmbito das Regiões da Europa” – afirmou, a terminar, Rodrigo Oliveira.



GaCS/SsRAECE

Sem comentários: