quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Governo avança com obras no concelho da Povoação



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos concluiu a empreitada de estabilização do talude sobranceiro à Escola Maria Isabel do Carmo Medeiros na Vila da Povoação.

A empreitada de estabilização do talude consistiu na protecção da zona utilizada pelos alunos, sobretudo o campo de jogos, através da remoção dos blocos de rocha que se apresentavam instáveis e da fixação dos restantes ao maciço com pregagens e redes de aço, além do fechamento das fendas com calda de cimento para evitar que as águas instabilizem novos blocos, garantindo assim uma melhor drenagem e recolha das águas na base do talude.

O projecto de execução foi elaborado por uma empresa da especialidade, com ampla experiência em trabalhos de geotecnia deste tipo.

Durante a estabilização desta área crítica surgiu o interesse em avançar com estabilização da restante, a fim de garantir que a escola disponha de mais área útil para as actividades escolares. Neste sentido, a Secretaria Regional dos Equipamentos decidiu avançar com os procedimentos necessários para a segunda fase da obra, um investimento de 77 mil euros. Com a colaboração da Câmara Municipal equaciona-se também o melhor reencaminhamento das águas tanto da crista como da base do talude.

Simultaneamente o Governo Regional avançou com o início dos procedimentos para a contratação da empreitada de estabilização do talude sobranceiro à estrada regional na entrada poente da vila da Povoação, na sequência dos deslizamentos de terras ocorridos no mês de Janeiro.

A empreitada visa a consolidação e protecção contra a erosão do talude, para fazer face à instabilidade verificada. O projecto em execução, de acordo com o parecer do Laboratório Regional de Engenharia Civil, visa garantir a melhor solução técnica para a estabilização de toda aquela área instável.

O projecto de execução foi adjudicado à empresa Cenor-Açores, Lda. A empreitada a executar em breve, com carácter de urgência, tem um custo e prazo estimados de um milhão de euros e cinco meses de execução, respectivamente.

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos iniciou, entretanto, uma outra obra para o concelho da Povoação, que consiste na construção de duas passagens hidráulicas para transpor duas linhas de água na estrada de ligação entre as Lombas da Povoação.

A empreitada, um investimento de 375 mil euros, está temporariamente suspensa por causa das condições climatéricas pouco favoráveis à execução dos trabalhos nas linhas de água e prevê-se que seja retomada já no mês de Março.

O Governo Regional continua, desta forma, a investir na melhoria das condições de segurança no concelho da Povoação.


GaCS/VS

Sem comentários: