segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jornadas da Adolescência são importantes para prevenir comportamentos de risco



A Directora Regional da Prevenção e Combate às Dependências, Paula Costa, defendeu hoje a importância em discutir a problemática da adolescência, como um método preventivo, junto dos jovens, para adoptarem comportamentos saudáveis.

A directora regional falava, em representação do Secretário Regional da Saúde, na cerimónia de abertura das 5.ªs Jornadas da Adolescência, realizadas no âmbito do projecto “Educação para Saúde”, que arrancaram hoje na Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada.

Para Paula Costa, este estabelecimento de ensino tem desempenhado um papel importante como promotor de saúde e a realização deste encontro que já vai na quinta edição, para discutir os problemas que afectam a adolescência, como é o caso da sexualidade, da segurança, é disso exemplo.

Nessa linha, segundo disse, o Plano Regional de Saúde Infanto-Juvenil tem trabalhado mais em pormenor estas áreas, onde é desenvolvido uma primeira abordagem contribuindo para a eficácia do programa.

Outra questão levantada pela Directora Regional da Prevenção e Combate às Dependências prende-se com a multisectorialidade, isto é, em seu entender, ninguém sozinho faz tudo, há necessidade de haver complementaridade de todos os intervenientes, pondo em prática as acções idealizadas.

Paula Costa enalteceu, por outro lado, a implementação do programa regional “Tu Decides” nas escolas açorianas, que tem por base a capacidade de decisão e nas consequências que têm essas decisões.

Um programa que tem sido fundamentalmente trabalhado com os professores e todos os agentes educativos, tentando transmitir aos jovens que a adolescência é uma fase em que se tenta todos os limites, mas é preciso saber as consequências destas experiências e reconhecer até que ponto nós podemos e até que ponto devemos ir, realçou a directora regional.



GaCS/LM

Sem comentários: