sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mais de 18.000 coelhos caçados em São Jorge em correcções de densidade



As correcções de densidade levadas a cabo na presente época venatória na ilha de São Jorge já permitiram caçar 18.683 coelhos, revelou hoje o Secretário Regional da Agricultura e Florestas.

A informação foi avançada por Noé Rodrigues na Assembleia Legislativa durante a discussão de uma proposta de resolução do CDS/PP relativa ao combate à praga do coelho na ilha de São Jorge.

Só nas Velas e nos Rosais, em operações de correcções de densidade pedidas por 22 agricultores, foram caçados até 11 de Fevereiro 8.280 e 6.045 coelhos respectivamente, precisou o governante.

Segundo referiu, essas operações de correcção à densidade do coelho traduziram-se em 30 dias de “caça intensiva”, com a participação de caçadores de São Jorge (40%), do Continente (8%) e de outras ilhas dos Açores (52%).

O Secretário da Agricultura e Florestas lembrou ainda que, tendo em vista combater essa “praga”, a caça ao coelho em São Jorge é permitida durante todo o ano e sem limite de peças.

Noé Rodrigues adiantou ainda que o Governo dos Açores está a preparar legislação no sentido de legalizar a comercialização do coelho no arquipélago, o que ajudará também a combater o excesso daquela população animal.

Conforme explicou, esta iniciativa legislativa foi já objecto de apreciação por parte da Autoridade Sanitária, que propôs algumas alterações, e está agora a ser discutida ao nível das associações agrícolas.



GaCS/FG

Sem comentários: