terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Governo comparticipa aquisição de alimento fibroso para animais até ao montante máximo de 11.000 toneladas



O Governo dos Açores vai comparticipar, durante o corrente ano, a aquisição de produto de categoria fibrosa destinado à alimentação do efectivo pecuário da Região até a um montante máximo de 11.000 toneladas.

A decisão consta de uma Portaria do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, hoje publicada em Jornal Oficial, e destina-se reduzir o impacto das “quebras expressivas” que o mau tempo causou na produção forrrageira destinada à alimentação animal.

Este apoio extraordinário, do qual podem beneficiar todos os operadores económicos que fabricam ou importam aquele produto, consistirá numa ajuda, por cada quilograma de alimento importado, de cinco cêntimos nas ilhas de S. Miguel e Terceira e de sete cêntimos nas restantes ilhas.

As entidades cuja aquisição de produto fibroso se destine à revenda e tenha sido objecto de ajuda, bem como as que produzem e comercializam, “obrigam-se a deduzir a ajuda recebida aquando da fixação do preço final do produto ao agricultor, a qual deverá constar da factura”, bem como a “permitir o acesso de todos os agricultores que se lhes dirijam para a aquisição de produto objecto de ajuda”.

O montante máximo do produto a adquirir foi distribuído pelas diferentes ilhas do seguinte modo: Santa Maria – 170 toneladas; São Miguel – 5.650 toneladas; Terceira –
2.445 toneladas; Graciosas – 280 toneladas; São Jorge – 790 toneladas; Pico – 740 toneladas; Faial – 590 toneladas; Flores – 315 toneladas; Corvo – 20 toneladas.


GaCS/FG

Sem comentários: