terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Guias turísticos são elemento fundamental para o desenvolvimento do Turismo



Os guias intérpretes turísticos constituem um elemento fundamental para o desenvolvimento do sector do turismo nos Açores, defendeu, esta segunda feira, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro.

O governante, que falava, em representação do Presidente do Governo, durante a cerimónia evocativa do Dia Mundial de Guias-Intérpretes de Turismo, organizada pela Associação de Guias Intérpretes dos Açores, considerou, por isso, que “o reconhecimento da importância desta actividade é uma realidade como se comprova pelo facto do Governo, ter apresentado recentemente ao Parlamento uma proposta que vai regular o exercício da profissão”.

“Um documento que foi articulado com os próprios profissionais e que constitui um bom equilíbrio para o exercício da actividade e para a obrigatoriade do cumprimento de algumas normas que são específicas, mas que é também um sinal da valorização que pretendemos dar a esta profissão”, acrescentou.

Para o Secretário Regional da Economia “este trabalho conjunto entre entidades oficiais e quem, devido à sua actividade, alerta para um ou outro ponto específico ajuda também ao desenvolvimento do sector do turismo e à sua crescente afirmação”.

Vasco Cordeiro recordou que a actividade “desenvolvida por estes profissionais é uma peça fundamental para que o sector do turismo se afirme e se desenvolva com sucesso”. “Não basta trazer turistas, é preciso também criar uma boa impressão, de forma a que regressem ou promovam posteriormente o que visitaram. Esta profissão está, por isso, intimamente ligada a quem nos visita e é fundamental para criar essa boa impressão”, concluiu.



GaCS/NM

Sem comentários: