segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Programa integrado promove a cidadania a todos os níveis



Cinco Direcções Regionais e o Instituto de Acção Social assinaram hoje, em Angra do Heroísmo, um protocolo para o desenvolvimento de um programa intitulado “Família, Escola e Comunidade – Berços de Cidadania”.

A iniciativa dirige-se a crianças e jovens, bem como aos agentes educativos, pais e educadores, e pretende intervir nas áreas da cidadania, educação para a saúde, maternidade e paternidade responsáveis, promoção de estilos de vida saudáveis e promoção da igualdade, interculturalidade e não-discriminação.

Todas estas problemáticas estão já a ser alvo de intervenção por parte de cada entidade envolvida, mas com este programa pretende-se aproveitar melhor os meios, conjugando esforços e tendo uma visão mais ampla e global das matérias em apreço, conforme disse aos jornalistas a Directora Regional da Igualdade de Oportunidades, Natércia Gaspar.

As diversas acções integradas no programa visam educar formar e sensibilizar para aspectos que vão da saúde à solidariedade, passando por princípios como a democracia, a co-responsabilidade e a equidade, contribuindo para a transformação progressiva de valores, atitudes e comportamentos.

Entre as actividades já programadas, contm-se, entre outras, a criação do prémio “Família, Escola e Comunidade – Berços de Cidadania” e a realização de um fórum anual denominado “Educação para a Cidadania”.

Assinaram o documento as Direcções Regionais da Igualdade de Oportunidades, da Educação e Formação, das Comunidades, da Saúde, da Prevenção e Combate às Dependências e o Instituto de Acção Social.



GaCS/FA

Sem comentários: