quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Governo conclui recuperação do Cabeço do Redondo no Pico




No seguimento da estratégia definida pelo Governo dos Açores, assente na minimização de impactes ambientais e ajustamento do número de explorações de massas minerais às necessidades de cada serviço, foi posto em curso um processo de encerramento e recuperação ambiental e paisagística de algumas das saibreiras públicas existentes na Ilha do Pico.

Neste contexto, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas realiza, uma Acção de Florestação no próximo dia 14 de Março, em colaboração com a Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, no Cabeço do Redondo.

Neste caso a recuperação visa a requalificação desta área, aproveitando-a também para fins turísticos e de lazer, de forma a torná-la numa mais-valia em termos naturais e socioeconómicos.

O Projecto de Recuperação Paisagística do Cabeço do Redondo, Santa Luzia, consistiu na regularização do terreno, redefinição de linhas de água e instalação de vedações, terminando agora, a reabilitação desta saibreira, com a plantação de espécies endémicas dos Açores.

A Acção de Florestação contará com a presença de cerca de uma centena de alunos do 2.º ciclo da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico que serão sensibilizados para a importância da Floresta Endémica dos Açores.

Com carácter mais prático, serão formados grupos de trabalho que receberão indicações de como plantar uma árvore, havendo ainda lugar para a troca de impressões sobre o processo de arborização e a distribuição de diplomas de participação a todos os alunos presentes nas Comemorações.

Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Ano Internacional das Florestas na Região e contribui para o objectivo global de plantação, em 2011, de uma árvore por açoriano, num total aproximado de 250.000 árvores.


GaCS/MS

Sem comentários: