sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Secretária da Educação destaca papel determinante do desporto escolar



A Secretária Regional da Educação e Formação considera que o Desporto Escolar tem um papel determinante na promoção da actividade física e na valorização de hábitos de vida saudáveis, junto das crianças e jovens dos Açores.

Na conferência de imprensa de apresentação da XXII edição dos Jogos Desportivos Escolares, Cláudia Cardoso lembrou que esta iniciativa “traz anualmente para o contexto da escola o acesso à prática regular da actividade física com intuito competitivo”.

Nos dias de hoje, adiantou a governante, “em que o desenvolvimento sustentável é um princípio basilar das sociedades modernas, o desporto escolar é um dos instrumentos mais fiáveis para atingir este objectivo”.

Para a Secretária Regional, “sabendo que hoje nos inserimos numa sociedade cada vez mais globalizada, na qual os hábitos de sedentarismo se transversalizaram e tendem a crescer com o contributo do género de entretenimento que as novas tecnologias e a internet proporcionam, é absolutamente necessário incutir nos mais jovens o interesse pela actividade física”.

Por outro lado, o Desporto Escolar também contribui em muito “para o reforço da ligação dos pais e encarregados de educação à escola que os seus educandos frequentam”, disse a Secretária da tutela.

Os Jogos Desportivos Escolares, cuja XXII edição começa segunda-feira, tem este ano por lema “Escolhe o desporto… depende de ti!”.

Um lema que espelha a associação dos Jogos ao Plano Regional de Prevenção e Combate às Dependências, e que pretende sensibilizar directamente a população escolar e, de forma indirecta, toda a sociedade, para a necessidade da promoção de hábitos de vida saudáveis.



GaCS/HB

Sem comentários: