domingo, 20 de fevereiro de 2011

Melhoradas as condições de trabalho dos produtores da Povoação



O Governo dos Açores concluiu as obras de beneficiação do caminho rural da Canada das Ribeirinhas e dos caminhos agrícolas do Espigão da Ponte e do Outeiro, no concelho da Povoação, num investimento público superior a 900 mil euros.

Investimentos essenciais para melhorar as condições de trabalho dos empresários agrícolas, diminuir os custos de exploração e aumentar os seus rendimentos, motivos pelos quais o Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou ser necessário continuar a investir cada vez mais no ordenamento agrário para imprimir maior competitividade às explorações e aumentar a qualidade dos produtos.

Com mais de 1000 metros de extensão, o caminho rural da Canada das Ribeirinhas vem viabilizar a ligação entre a Lomba do Botão e a Lomba do Carro, permitindo assim uma economia de tempo de deslocação entre duas zonas de relevante importância para o sector agrícola da freguesia, beneficiando mais de uma dezena de agricultores, num total de 12 hectares.

As obras de beneficiação deste caminho, levadas a cabo pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, consistiram no rompimento, macadamização, implementação de sistema de drenagem, construção de duas pontes “galgáveis” e um aqueduto aberto de 150 metros e pavimentação com betão, em toda a sua extensão.

Simultaneamente, e no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Floresta, foi também promovida a plantação das bermas deste caminho, recorrendo a plantas endémicas dos Açores com as acções de plantação a serem levadas a cabo por 40 alunos da EBJ da Lomba do Botão, em colaboração com elementos do Serviço Florestal do Nordeste.

Concluídas estão também a empreitada de construção e beneficiação do caminho agrícola do Espigão da Ponte (CS16), Lomba do Pomar consistiu da construção do piso em betão de cimento numa extensão de 1.720 metros e melhoria da rede de drenagem, beneficiando directamente 28 explorações agro-pecuárias e uma área de 45 hectares de pastagem.

No caminho agrícola do Outeiro, na Lomba do Alcaide foi construído o piso em betão de cimento numa extensão de 800 m e melhoria da rede de drenagem beneficiando directamente 16 explorações agro-pecuárias e uma área de 16 hectares de pastagem.



GaCS/MS

Sem comentários: