segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Governo intervém nos lares da Irmandade de Nossa Senhora do Livramento



A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, visitou esta tarde a Irmandade de Nossa Senhora do Livramento, em Angra do Heroísmo, onde apresentou aos novos órgãos sociais o plano de reestruturação, já em execução, dos lares de crianças e jovens da instituição.

Esta intervenção da tutela surgiu na sequência de anomalias verificadas no funcionamento interno dos lares, que prejudicavam o bem-estar e desenvolvimento social das crianças e jovens ali internados.

O plano contemplou a redução do número de crianças e jovens utentes, que passou para 60, de ambos os sexos, ao mesmo tempo que se pretende reagrupar os jovens de acordo com as características pessoais e projectos de vida, histórias de vida e necessidades de cada um, em cada uma das várias casas que formam o lar.

Aponta também para uma dessas casas ser mais especializada para apoio aos utentes que tenham algumas perturbações de comportamento.

Por outro lado, as equipas técnicas do Instituto de Acção Social e da instituição estão a rever a qualificação e a reafectação do pessoal que dá apoio às crianças e jovens acolhidas pela irmandade.

Falando aos jornalistas no final da visita, Ana Paula Marques considerou essenciais estas transformações, porque, disse, o importante, quando se trata de crianças e jovens, “é o seu projecto de vida” e as instituições têm que ter esse objectivo em primeira linha.

“É preciso saber se eles estão a viver neste espaço, que já não é o da família, mas que deve ser tendencialmente muito próximo ao ambiente familiar” em condições “de bem-estar”, sublinhou.

As questões financeiras das instituições vêm depois e são já “uma questão técnica, sempre acompanhada pelo Instituto de Acção Social”, disse a governante, acrescentando que também se preocupa “com o espaço físico ocupado pelas crianças” e, por isso, anunciou que o Governo vai financiar obras de recuperação dos edifícios dos lares e de apoio, por estarem alguns desses espaços degradados.

Ana Paula Marques disse ainda que o executivo vai também sanear o défice de cerca de 60 mil euros que a nova direcção “herdou” dos anteriores corpos gerentes, tendo sido salientado que, apesar disso, houve défices anteriores maiores, também resgatados com intervenção do Governo açoriano.

Ana Paula Marques referiu, por outro lado, o trabalho de reestruturação realizado em toda a rede de lares no arquipélago, “criando condições mais próximas da família e dotando-os de técnicos que pudessem acompanhar essas crianças”.

A terminar, a Secretária Regional manifestou a sua satisfação por haver muitos jovens na instituição que visitou que estão a fazer o seu percurso escolar com êxito, havendo mesmo casos de jovens a entrar no ensino superior.



GaCS/FA

Sem comentários: