segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Governo promove roteiro científico dos Açores em painéis interactivos nos aeroportos




O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, avança com mais um projecto que visa aproximar as novas tecnologias da informação e da comunicação dos cidadãos, locais e visitantes.

Cumprindo mais um dos objectivos em prol da concretização da Agenda Digital 20/20, José Contente assinou, esta manhã em Ponta Delgada, o contrato de aquisição e instalação de cinco painéis interactivos que vão ser colocados nos aeroportos das ilhas da Coesão.

Na cerimónia de assinatura do contrato o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos enquadrou mais esta iniciativa no investimento público que conseguiu o feito de colocar a Região em terceiro lugar, a nível nacional, na posse de computador pessoal, na utilização de banda larga e acesso à internet.

“Fizemos um esforço grande nos Açores e conseguimos ter mais de cinquenta por cento nestes indicadores, somos a terceira região do país mais bem posicionada”, sublinhou José Contente, acrescentando que estes indicadores demonstram e comprovam a apetência dos Açores para a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Contudo, o governante aproveitou para lançar um apelo ao tecido empresarial, desafiando-o a introduzir as TIC como factor de valorização da competitividade e da modernidade do sector no arquipélago. A propósito, referiu que “no contexto empresarial é fundamental que os empresários apreendam as vantagens da incorporação da tecnologia na sua actividade”.

José Contente relembrou ainda que o Governo Regional disponibilizou, em 2010, rede wi-fi gratuitamente nos espaços públicos das ilhas da coesão e no aeroporto da Terceira. “Os açorianos dessas ilhas podem aceder, de forma gratuita, à internet via wireless, através da instalação de 12 pontos de acesso”, acrescentou.

Após a conclusão da primeira fase do projecto a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos avança agora para a segunda fase que contempla a instalação dos painéis interactivos nos aeroportos das ilhas da coesão, visando a disponibilização de conteúdos para os residentes mas também para todos os visitantes.

Ainda em 2010 foi dado início ao projecto de desenvolvimento dos conteúdos de divulgação científica e tecnológica que irão ser disponibilizados nos painéis, que servirão para a divulgação do Roteiro de Ciência dos Açores.

A estrutura delineada das infra-estruturas integra também conteúdos referentes a cada uma das ilhas, com aspectos relevantes do ponto de vista da divulgação científica, abordando temáticas no âmbito da geologia, clima, flora e fauna, áreas ambientais, áreas protegidas, Centros de Ciência e Espaços TIC.

“Os painéis vão permitir uma maior aproximação dos cidadãos, locais e turistas, a informação detalhada e interactiva, e serão uma verdadeira fonte de informação para todos os que desejam conhecer melhor as nossas ilhas, numa perspectiva diferente”, afirmou o governante.

A aquisição e instalação da aplicação para a gestão de conteúdos dos painéis e a respectiva e manutenção dos conteúdos foram adjudicadas à empresa Edigma.com, um investimento de 90 mil euros.



GaCS/VS

Sem comentários: