Os maroiços, um símbolo do património cultural característico da ilha do Pico, irão dar nome ao novo espaço verde, desportivo e de lazer que está a ser construído na Vila da Madalena. O Jardim dos Maroiços, uma área com mais de dez mil metros quadrados, é um pulmão verde que está a nascer no coração da vila, um local moderno, seguro e adaptado às exigências de diferentes faixas etárias.
O projecto do jardim, apresentado esta tarde, no âmbito da visita estatutária, contempla a construção de um parque infantil – com carrossel, balancé, baloiços e casa com escorrega -; caminhos pedonais ligando todo o espaço verde, uma área com mais de quatro mil metros quadrados; um espaço radical – com skates, torre de escalada, slide e “street basket” -; e ainda uma praceta, com esplanada e campo de jogos.
O governante elogiou o projecto realçando a sincronia que é feita entre a história e a modernidade, a tradição e o desenvolvimento. “O conjunto de infra-estruturas desportivas serão aqui criadas representa uma simbiose perfeita entre o passado, o presente e o futuro, ou seja, os maroiços, enquanto elemento identitário da ilha do Pico, estão no centro deste projecto que aproveita uma área nobre da região, que estava desaproveitada, e que a partir de agora será valorizada e terá grande utilidade pública”, referiu José Contente na visita ao local.
O jardim estará preparado para receber todo o tipo de actividades culturais e desportivas, além dos respectivos passeios em família e do usufruto de todas as áreas verdes e sociais colocadas à disposição.
O Jardim dos Maroiços contará ainda com serviços de apoio, como quiosque e instalações sanitárias, e mobiliário urbano, como bancos de jardim, recipientes para resíduos, bebedouros, candeeiros e cinzeiros.
Em toda a extensão, mais de dez mil metros quadrados, nascerão espaços relvados e arborizados, com espécies arbóreas endémicas e/ou com tradições na ilha, além da respectiva latada com vinha, a principal referência cultural identificativa do Pico.
O perímetro do Jardim dos Maroiços garantirá todas as condições de segurança, respondendo a todos os critérios exigidos na legislação, nomeadamente com vedação, zonas cobertas para abrigo, painéis informativos, entre outros.
A construção do novo e maior espaço verde do Pico foi adjudicado à empresa Nascimento Neves e Filho, Lda., tem um prazo de execução de 180 dias e representa um investimento na ordem do meio milhão de euros.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário