quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Floresta dos Açores está viva e recomenda-se



No ano de 2010, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas autorizou, em toda a Região, a exploração de cerca de 343 hectares de matas de criptoméria, que produziram cerca de 129 mil metros cúbicos de madeira, o que para os proprietários significou um volume de negócios (bruto) na ordem dos 1,8 milhões de euros e para o sector industrial de primeira transformação, na ordem dos 10,9 milhões de euros, gerando cerca de 1400 postos de trabalho.

A revelação foi feita pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas durante a apresentação do programa das comemorações do Ano Internacional da Floresta que decorrem durante todo o ano de 2011.

Aliando-se desde a primeira hora a este evento Internacional, o Governo dos Açores pretende contribuir para a divulgação da floresta, identificando oportunidades e ameaças à sua sustentabilidade e reforçando a consciência cívica para os seus múltiplos benefícios.

Com as várias iniciativas que vão decorrer este ano pretende-se também fomentar o espírito de cidadania, nomeadamente na protecção dos recursos naturais, promover o envolvimento activo dos cidadãos em prol da valorização e defesa da floresta, em especial dos mais novos e promover o conhecimento científico e a inovação tecnológica no sector florestal.

Das iniciativas que vão decorrer durante este ano destacam-se o desafio lançado a todas as escolas do Primeiro Ciclo na procura das árvores notáveis nos Açores, que servirá para sensibilizar os alunos para a importância da preservação destas árvores notáveis, facilitar-lhes o conhecimento da riqueza botânica da sua localidade, despertando neles diferentes sensibilidades, que os tornem mais atentos para a importância da floresta nos Açores.

Será também realizada uma “Parada de árvores” com distribuição de moldes de árvores para serem decorados por alunos de escolas da Região ou por outras entidades interessadas, sendo posteriormente expostas em cada uma das ilhas, com o objectivo de serem leiloadas, e o respectivo valor entregue a instituições de solidariedade locais.

Ao longo de 2011, pretende-se plantar uma árvore por cada açoriano (cerca de 250 mil), preferencialmente das espécies endémicas dos Açores, produzidas com respeito pela biodiversidade, nos viveiros dos Serviços Florestais, existentes em praticamente todas as ilhas dos Açores.

Neste processo, o Governo dos Açores conta com a colaboração das juntas de Freguesia e tem como objectivo arborizar, ordenar e embelezar espaços públicos, tendo também sido lançado o mesmo desafio às empresas com o fim de beneficiarem o seu património social, com o envolvimento dos seus responsáveis e colaboradores, ou para patrocínio de planos de florestação de espaços públicos.

Em todas as ilhas será dedicado um dia para levar os alunos do ensino secundário a conhecer as actividades ligadas ao sector florestal, em especial do engenheiro e do guarda-florestal, transportando-os para práticas particulares do mundo das florestas, tais como a medição e avaliação de parcelas do inventário florestal regional, os trabalhos preparatórios e de repovoamento de espécies cinegéticas, os trabalhos de produção de plantas em viveiro, ou recuperação da rede viária florestal e de reservas florestais de recreio.

O Governo dos Açores vai ainda avançar com a elaboração de um Plano de Gestão Florestal para o Perímetro Florestal da Ilha de São Miguel e sua Certificação Florestal uma vez que se apresentam como instrumentos de administração de espaços florestais que determinam no espaço e no tempo as intervenções de natureza cultural e de exploração dos recursos, visando a produção sustentada dos bens e serviços por eles proporcionada, tendo em conta as actividades e os usos dos espaços envolventes.

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas pretende também lançar, em 2011, o concurso público para a elaboração do Plano Regional de Ordenamento Florestal da Região Autónoma dos Açores, documento este que definirá a longo prazo as metas e objectivos da estratégia e politica florestal Regional.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas, dando assim continuidade a um dos objectivos já traçados anteriormente pelo Ano Internacional da Biodiversidade (2010).

Para o efeito o dia 2 de Fevereiro foi escolhido para que, simultaneamente, em todo o Mundo, fosse lançado o Ano Internacional das Florestas, a que o Governo Regional dos Açores, como membro da Comissão Executiva das comemorações deste Ano Internacional, se associou, sinalizando-o emblemática Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz.



GaCS/MS

Sem comentários: