quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Governo apresenta plano de sensibilização ambiental



O Secretário Regional do Ambiente e do Mar apresentou hoje, na Escola Secundária de Velas, São Jorge, o plano de sensibilização ambiental do Governo para o corrente ano.

Conforme revelou, o plano inclui nove grandes actividades, abrange todas as ilhas dos Açores e incorporará acções de terceiros que se queiram associar às mensagens dinamizadas pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

As nove áreas incluem uma campanha educativa para os resíduos, o Concurso “Eco-freguesia, freguesia limpa”, o programa Eco-Escolas, o programa “Açores Entre-Mares”, a Campanha SOS Cagarro, os dias mundiais do calendário ambiental, a erradicação de organismos invasores, os Parques Naturais e outras acções pontuais.

Falando na ocasião, Álamo Meneses reforçou a importância da dinâmica social e abrangente para o desenvolvimento sustentável do arquipélago enfatizando que “para pensarmos ambientalmente temos de possuir informação adequada às melhores decisões”.

“Não podemos continuar a alimentar dogmas ou hesitações que têm pouco de ambientais quando o ambiente precisa mesmo de acção e, nalguns casos, mesmo recuperação” – vincou.

Com o plano agora apresentado, o Governo espera contribuir para o aumento da informação dos cidadãos sobre as temáticas ambientais, especialmente na área dos Resíduos, valorizar o património natural das ilhas, sensibilizar para a preservação dos recursos naturais existentes, com ênfase na utilização racional da água e promover a mudança de mentalidades, comportamentos e atitudes no sentido de formar cidadãos conscientes, activos e participativos.

Em suma, como salientou Álamo Meneses, junto dos alunos do estabelecimento escolar referido, é preciso “muita acção, com base em conhecimento robusto e racionalidade especialmente inteligente.”

A organização operacional do programa é da responsabilidade do Governo Regional através da rede Regional de Ecotecas, que irá interagir com os diferentes departamentos do Governo, escolas, organizações não governamentais para o ambiente, outras associações, autoridades e todos os interessados em dinamizar actividades que alicercem o conhecimento, a sensibilidade e a acção consequente para a melhoria do ambiente dos Açores.

Este ano, será dado destaque à gestão de resíduos, enfatizando que o destino final adequado, que reduz o risco ambiental e amplia o valor económico, apenas é atingido se todos os elementos da sociedade cumprirem a sua parte.



GaCS/FA/SRAM

Sem comentários: