quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SREF e sindicatos debateram a carreira docente



A Secretária Regional da Educação e Formação reuniu-se hoje, em Angra do Heroísmo com os sindicatos de professores, encontros que serviram, essencialmente, para analisar propostas relativas à estrutura da carreira docente, índices remuneratórios e progressão na carreira.

Cláudia Cardoso disse aos jornalistas que não se chegou a um consenso, nesta primeira ronda negocial desde que tomou posse do cargo que exerce, mas que se procuram pontos de convergência.

A governante, que esteve acompanhada nas reuniões pela Directora Regional da Educação e Formação, Graça Teixeira, saudou “uma certa abertura para esta negociação” em aspectos prioritários e reiterou a posição do Governo em relação aos princípios que consagra na sua proposta.

Esses princípios passam pela “igualdade à estrutura da carreira nacional”, para não impedir que os docentes “possam transitar e promovendo-se a efectiva mobilidade”,

Por outro lado, a proposta estabelece que os docentes da Região “atingirão o topo da carreira com um tempo de serviço diferenciado”, evitando-se beneficiar uns docentes em relação a outros, face aos diferentes tempos de entrada ao serviço.

Cláudia Cardoso respondeu ainda a uma pergunta dos jornalistas sobre a redução de tempos lectivos na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT), dizendo que o aumento das cargas horárias nas disciplinas consideradas prioritárias (Português e Matemática) implica a redução noutras, para não prejudicar o tempo disponível para os alunos, nas suas diversas actividades.



GaCS/FA

Sem comentários: