sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Açores acolhem em Setembro empresas e representantes políticos do Estado do Massachusetts





Empresas e entidades públicas do Estado do Massachusetts nas áreas do aproveitamento das energias renováveis, do sector da saúde e da investigação marinha, entre outros, integram uma comitiva que se desloca aos Açores no próximo mês de Setembro em conjunto com diversos representantes políticos da comunidade açoriana residente na Nova Inglaterra.

Segundo Vasco Cordeiro, Secretário Regional da Economia, que se encontrou esta quinta feira, em Boston, com representantes destas companhias, “trata-se de uma deslocação que se insere na estratégia do Governo dos Açores de estreitar laços políticos e económicos nesta área dos Estados Unidos, dando aconhecer a realidade regional e a explorar eventuais áreas de interesse comum”.

O governante destaca o facto de se encontrarem presentes na comitiva, além das empresas privadas, “representantes políticos e instituições públicas ou associativas que, posteriormente, terão um papel importante na divulgação, junto dos seus parceiros, das potencialidades da Região nas mais diferentes áreas”.

“É muito importante para os Açores darem-se a conhecer junto destas entidades, já que o Estado do Massachusetts tem vindo a apostar em áreas económicas que dizem muito aos Açores e para as quais a nossa Região se encontra especialmente vocacionada, como é o caso da investigação marinha ou da produção de energia geotérmica, entre outras”, considerou o Secretário Regional da Economia.

Da comitiva que se desloca à Região fazem parte representantes do Massachusetts Technology Collaborative (MTC), uma Agência pública de desenvolvimento económico vocacionada para o apoio a empresas tecnológicas, reunindo empresários, entidades governamentais e instituiçoes de ensino vocacionadas para o apoio a economias regionais em projectos de alta tecnologia relacionados com saúde e comunicações de alta velocidade.

Integram ainda este grupo representantes da Ze-Gen, uma empresa de aproveitamento de energias renováveis com recurso a uma teconologia inovadora de produção de gás a partir de resíduos comuns, a Free Flow Power, uma empresa de produção de energia eléctrica em cursos de água com o recurso apenas à força da corrente, ou seja sem qualquer tipo de construção e que se encontra actualmente a desenvolver projectos na confluência do rio Mississipi com o rio Ohio e com o Golfo do México.

O Massachusetts Clean Energy Center, uma empresa de aproveitamento de energia eólica e solar, a Potter Drilling, que opera no aproveitamento e rentabilização da energia geotérmica, e a New England Geothermal Professionals Association, integram também este grupo.

No que diz respeito à investigação e produção de energia do Mar deslocam-se aos Açores representantes do Marine Renewable Energy Center, um instituto que reúne instituições de ensino, agências governamentais, empresas, entre outras entidades, e que se encontra a trabalhar no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a produção de energia das ondas, marés, e eólica.

Destaque ainda para a presença da Resolute Marine Energy, uma empresa que desenvolve igualmente tecnologia para o aproveitamento do mar na produçao de energia e que em 2009 entrou para a lista das 100 principais empresas mundiais nesta área.

Por fim, integram este grupo se se desloca aos Açores a Harvest Power, uma empresa de produção de energia eléctrica e de fertilizantes a partir de resíduos orgânicos, e a FastCAP systems, uma empres que tem vindo a desenvolver soluções de armazenamento de energia nas actividades designadas por “stop and go”, como autocarros citadinos, táxis, carrinhas de entregas, entre outros. Esta empresa desenvolveu tecnologia destinada a carros hibridos ou eléctricos criando baterias de carregamento rápido com recurso à energia gerada pelos movimentos de paragem e depois de arranque.

Deslocam-se também aos Açores elementos da Gold Standard Foundation, uma organização sem fins lucrativos que opera no mercado de créditos de produção de carbono. Esta empresa, além de aconselhamento, trabalha no registo de projectos empresariais que reduzem a emissão de gases de estufa, certificando os seus créditos para posterior venda.



GaCS/NM

Sem comentários: