segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Governo dos Açores aguarda que o Governo da República execute o projecto do anel de fibra óptica Flores/Corvo





"A ligação em fibra óptica, interligando todas as ilhas dos Açores, é fundamental para a garantia da coesão territorial e do acesso à sociedade da informação e do conhecimento, em condições de igualdade a todos os açorianos". As palavras são do Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e foram proferidas hoje em conferência de imprensa em Ponta Delgada.

Segundo José Contente, "preciso não esquecer que foi precisamente o PSD, pela então Secretária Regional das Finanças, Drª Berta Cabral, actual presidente do PSD, que não incluiu as ilhas das Flores e Corvo no projecto do anel de fibra óptica que liga as restantes sete ilhas do arquipélago dos Açores".

Para o governante açoriano, "desde 1997, tem sido feita uma grande pressão junto do Governo da República e da Portugal Telecom, por parte do Governo Regional, para resolver esta situação, sabendo-se que o investimento para estabelecer a ligação em fibra óptica àquelas ilhas, ao não ter sido integrado no projecto global, é agora muito maior. Estamos a falar de um investimento superior a 10 milhões de euros".

Ainda segundo José Contente, "foram efectuadas, ao longo dos anos, diversas reuniões com os Governos da República e com a Portugal Telecom e trocada diversa correspondência. Fruto da grande insistência do Governo dos Açores, foram incluídas as ilhas das Flores e do Corvo, no concurso público para a instalação, gestão, exploração e manutenção de redes de comunicações electrónicas de alta velocidade na Região Autónoma dos Açores, que foi lançado em 28 de Julho de 2009, pelo Gabinete do Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, sabendo-se que estas ilhas só poderiam ser contempladas com estas novas tecnologias, caso também ficasse prevista a hipótese da extensão do actual anel de fibra óptica ao grupo ocidental".

O concorrente vencedor do concurso, incluiu na sua proposta essa mesma extensão do cabo de fibra óptica.

A adjudicação foi publicada em JO n.º2010/S 145-222968, no dia 29 de Julho de 2010.

O contrato foi celebrado na ilha das Flores, no passado dia 18 de Maio de 2011.

José Contente garante que "neste momento, estão reunidas as condições para que a instalação do cabo se inicie. O Governo dos Açores garantiu junto do anterior Governo da República que estavam asseguradas os fundos necessários ao financiamento deste projecto. Assim sendo, o Governo Regional aguarda a execução do contrato, celebrado no mês de Maio".




GaCS/PM

Sem comentários: