sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Governo dos Açores desencadeia processo de alterações ao transporte aéreo





O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, comunicou esta quinta feira ao Ministro da Economia, a pretensão do Governo dos Açores de que sejam alteradas as actuais Obrigações de Serviço Público nas ligações aéreas entre a Região e o exterior de “forma a garantir uma redução dos preços actualmente em vigor, bem como a introdução de diversos outros mecanismos que permitam facilitar o acesso aéreo à Região e desta com o exterior”.

Este assunto foi um dos temas abordados durante uma reunião entre os dois governantes que decorreu na sede do Ministério da Economia, em Lisboa.

Segundo explicou Vasco Cordeiro, esta tarde, em declarações aos orgãos de comunicação social, “o objectivo do Governo dos Açores é o de que venham a ser introduzidas melhorias quer ao nível dos preços, quer da oferta e da disponibilidade de lugares assim como de um conjunto de outros factores que integram o transporte aéreo de e para os Açores”.

O encontro entre os dois governantes permitiu, por isso, “uma primeira abordagem ao trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo dos Açores sobre este assunto, e que inclusivamente permitiu já uma redução muito substancial nas tarifas promocionais, com o objectivo de ver contemplada uma maior flexibilidade em todo o tarifário aéreo”.

Ou seja, explicou o governante, “pretende-se conciliar dois aspectos considerados fundamentais: os direitos e as necessidades dos residentes na Região, mas também a importância do transporte aéreo para o sector do Turismo”.

Vasco Cordeiro salientou ainda que “o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores tem por base a noção de que quanto mais e melhores condições forem criadas nas Obrigações de Serviço Público para facilitar o acesso aos Açores melhor ficará a Região servida ao nível do transporte aéreo”.

Segundo Vasco Cordeiro, este foi o primeiro passo de um trabalho “que será agora continuado, tendo sido já manifestada a disponibilidade da parte do Ministro da Economia para analisar este assunto”.

Durante o encontro, o Secretário Regional da Economia abordou ainda diversos outros assuntos como a certificação da iluminação da pista do aeroporto das Flores, “nosentido de assegurar que os compromissos anteriormente assumidos serão cumpridos”, assim como a ampliação da pista do aeroporto da Horta, tendo Vasco Cordeiro “reafirmado a importância desta intervenção para a população da ilha do Faial”.

Vasco Cordeiro transmitiu ainda ao Ministro da Economia e do Emprego “a oposição do Governo dos Açores à transferência da tutela dos aeroportos regionais que são geridos pela ANA para a Região. “O Governo dos Açores já por várias vezes manifestou a sua discordância quanto a esta hipótese pelo que esta foi mais uma ocasião para o voltar a fazer”.



GaCS/NM

Sem comentários: