sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Carlos César participa na iniciativa “Aprenda Hábitos de Vida Saudáveis”





O Presidente do Governo dos Açores fez questão de aderir às actividades do Campo de Férias “Aprenda Hábitos de Vida Saudáveis” que hoje decorreram no Jardim e Palácio de Sant`Ana, numa iniciativa da Coordenadora dos Palácios da Presidência, Luísa César. Trata-se de uma organização da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Nordeste com o apoio da Secretaria Regional da Saúde, da Direcção Regional da Juventude e da Direcção Regional do Desporto.

Este projecto pretende dar seguimento ao Plano Regional e Controle da Diabetes e Luta contra a Obesidade e promover, em concertação com o Governo programas de educação para a saúde e estilos de vida saudáveis nas escolas públicas e destinados aos jovens açorianos.

Hoje, no Jardim e Palácio de Sant’Ana, um grupo 24 de jovens, com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos, referenciados com excesso de peso ou obesidade, acompanhados por monitores, participaram num conjunto de actividades com o objectivo de promover o aumento dos índices de prática de actividades físicas e desportivas e desenvolver o gosto por uma alimentação mais saudável.

Carlos César e a sua mulher, Luísa, participaram no jogo de croquet que ocorreu no campo da modalidade situado no Jardim do Palácio. Um jogo muito participado e aplaudido pelos restantes membros que formavam claques de apoio.

Para além do jogo de croquet, os jovens dividiram-se em grupos, cada um dedicado a uma actividade específica, desde a confecção de um almoço saudável e equilibrado, até “caças ao tesouro” e jogos tradicionais. O programa incluiu ainda uma visita guiada ao Palácio de Sant´Ana e um almoço saudável para todos os participantes.

Para além desta iniciativa hoje no Jardim e Palácio de Sant´Ana, o Campo de Férias “Aprenda Hábitos Saudáveis” é mais abrangente. Ao longo de 10 dias, e sob vigilância de monitores, nutricionistas e professores de educação física, e 24 sobre 24 horas, serão promovidos estilos de vida saudáveis de forma transversal a todos os Programas regionais que integram o Plano Regional de Saúde.

Assim, havendo consciência de o sedentarismo da população ser um dos “problemas transversais” da sociedade, há que criar novos hábitos de vida e motivação nos jovens açorianos. Este projecto pretende estimular e reeducar os jovens para estilos de vida saudável, através do exercício físico regular e uma alimentação equilibrada e avaliar o impacto deste tipo de intervenção na educação para estilos de vida saudáveis em jovens açorianos.



GaCS/SF

Sem comentários: