segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tartaruga arroja na Lomba da Maia





Deu à costa, já sem vida, uma tartaruga da espécie Caretta caretta, mais comumente conhecida por tartaruga-boba, na Lomba da Maia, concelho da Ribeira Grande. A ocorrência foi registada pela GNR-SEPNA que, conforme o protocolo usual, avisou os colaboradores da Rede de Arrojamentos de Cetáceos dos Açores (RACA) na ilha.

A Junta de Freguesia da Lomba da Maia e o Parque Natural de Ilha de São Miguel mobilizaram elementos para auxiliar ao evento no local. Tendo em conta o avançado estado de decomposição do animal, os parceiros da Universidade dos Açores não consideraram aquele exemplar como tendo interesse particular para a ciência. Assim sendo, a tartaruga foi enterrada ainda hoje, tarefa essa liderada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande.

A Rede de Arrojamento de Cetáceos dos Açores é uma entidade criada pelo Governo dos Açores e que integra todos serviços e departamentos que podem potencialmente auxiliar nas situações de arrojamento de grandes animais marinhos tendo em conta a salvaguarda dos mesmos, da saúde pública, a maximização da utilidade científica e a salubridade ambiental. Esta Rede é coordenada pela Direcção Regional dos Assuntos do Mar que, caso a caso e segundo um protocolo específico, solicita o apoio de cada um dos colaboradores da Rede.



GaCS/SRAM

Sem comentários: