segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ruben Bettencourt regressa aos Açores na Temporada de Música 2011





A Temporada de Música recomeça este mês de Setembro, com o guitarrista açoriano Ruben Bettencourt que fará dois recitais, um no Auditório Municipal das Lajes do Pico, no dia 2 de Setembro e outro, no dia 3, na Igreja de Nossa Senhora da Guia/Museu de Angra do Heroísmo, ambos às 21h30 e com entrada livre. As obras em programa são do século XX, dos compositores K. Vassiliev (Rússia), J. Turina, J. Rodrigo (Espanha), A. Ginastera (Argentina) e Francisco de Lacerda, compositor açoriano, de quem se irá apresentar, em primeira audição nos Açores, uma obra para guitarra intitulada Suite «Os Goivos».

Ruben Bettencourt, nasceu 1988 e é natural de Angra do Heroísmo onde iniciou os seus estudos com Victor Castro. Actualmente encontra-se a concluir o mestrado no Conservatório de Maastricht (Holanda), sob a orientação dos Professores Carlo Marchione e Joaquín Clerch. Nos diversos concursos nacionais e internacionais onde se apresentou, tem sido laureado, destacando-se os mais recentes prémios dos concursos: XI Concurso Internacional Comarca del Condado, Espanha (2011, Prémio do Público), World Guitar Competition 2011, Sérvia (2011, 2.º Prémio), Omis Guitar Festival 2011, Croácia (2011, 2.º Prémio) e Concurso de Guitarra São João da Madeira, Portugal (2011, 2.º Prémio). Tem-se apresentado em concerto nos Açores e no Continente, bem como na Alemanha, Itália, Polónia, Espanha, Holanda, Sérvia e Croácia.

A Temporada de Música 2011 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural, com sede em Ponta Delgada.



GaCS/DRaC

Sem comentários: