quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Carlos César recebe a Filarmónica de Santo António de Fall River e elogia a sua história centenária





Ao receber esta tarde, no Palácio de Sant´Ana, os cumprimentos da Filarmónica de Santo António de Fall River, o Presidente do Governo Regional associou a representação dos Açores que a banda constitui em terras da América ao orgulho de se ser açoriano, na região ou em qualquer parte do mundo.

Carlos César, que se encontrava acompanhado de sua mulher, Luísa, disse que os nascidos nas ilhas terão razões acrescidas para se sentirem açorianos, mas “açoriano é todo aquele que ama os Açores, a sua cultura, as suas tradições e a sua História”, sublinhando o facto de, entre os 54 elementos da banda, se encontrarem muitos jovens que, com a sua participação, contribuem para dar continuidade a uma das mais antigas instituições de raiz açoriana nos Estados Unidos.

De facto, a Filarmónica de Santo António de Fall River foi fundada em 1904 por um grupo de imigrantes naturais dos Mosteiros, ilha de São Miguel, sendo, por isso, a mais antiga banda em actividade na comunidade portuguesa da Nova Inglaterra.

A história da filarmónica, intimamente ligada a um período em que muitos açorianos se viram obrigados a seguir os caminhos da emigração, regista agora uma página em que, com esta visita aos Açores, possibilita aos seus elementos, sobretudo os jovens, uma apreciação de uma região muito diferente daquela que os seus antepassados conheceram.

Isso mesmo foi realçado pelo Presidente do Governo, que se manifestou convicto de que todos levarão, no seu regresso, a certeza de uns Açores modernos, desenvolvidos e orgulhosos do seu papel no país e no mundo.

Dirigida por João Silva, antigo elemento da Banda do Comando Militar dos Açores, a Filarmónica de Santo António de Fall River trocou com Carlos e Luísa César lembranças do encontro desta tarde, durante o qual a banda interpretou os hinos nacional, americano e açoriano, para além do seu próprio hino e de músicas do seu repertório.



GaCS/CT

Sem comentários: