sábado, 27 de agosto de 2011

Ilha Terceira acolheu II Encontro dos Emigrantes Regressados





O Secretário Regional da Presidência disse hoje no II Encontro dos Emigrantes Regressados, que se realizou em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, que “o Governo dos Açores dá uma grande importância aos emigrantes que regressam à Região e por isso mesmo realiza esta iniciativa que se destina a esta comunidade e que já vai na sua segunda edição”.


Para André Bradford, estes encontros têm como objectivo criar “momentos simbólicos que demonstram inequivocamente a importância que o Governo dá ao fenómeno dos emigrantes, que tendo deixado os Açores, regressam ao fim de duas, três décadas para se voltarem a instalar na sua terra natal”.
“Para nós, a afectividade é uma preocupação e dela resulta a realização deste tipo de encontros que são muito relevantes e que queremos manter”, disse o Secretário Regional.
O governante considera que a problemática dos emigrantes regressados “exige um certo cuidado das políticas públicas e um acompanhamento por parte do Governo dos Açores porque, na sua grande maioria, a comunidade é constituída por pessoas com alguma idade que, quase na sua globalidade, são reformados e que mantêm laços burocráticos, institucionais e afectivos com os países onde estiveram emigrados”, acrescentando que, por isso, “o Governo tem em mãos o desafio de encontrar acções concretas de acompanhamento para estas pessoas”.
André Bradford lembra que o Governo “tem uma política bastante desenvolvida e coerente no que toca ao acompanhamento das comunidades emigrantes fora dos Açores e nos últimos anos tem tido a preocupação crescente de encontrar acções e medidas políticas para aqueles que nos procuram vindos de outros países – os imigrantes”.
O membro do Executivo açoriano, responsável pela tutela da política relativa às comunidades, realçou o papel desenvolvido pela Direcção Regional das Comunidades, cujo “atendimento é, em boa medida, direccionado para a comunidade dos emigrantes regressados, com o acompanhamento jurídico, burocrático e das acções que têm de desenvolver junto dos países onde estiveram emigrados”.
André Bradford destacou o conhecimento que o Governo tem sobre a comunidade dos emigrantes regressados, conhecimento este que resulta, conforme revelou, do “estudo concreto e científico que foi realizado em colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, através do qual se ficou a saber exactamente a sua constituição, a sua distribuição pelas Ilhas dos Açores e os problemas que enfrenta”.
“Com o conhecimento que hoje o Governo tem destes emigrantes, estamos habilitados a desenvolver um conjunto de acções concretas e eficazes junto destas pessoas”, concluiu o Secretário Regional da Presidência.



GaCS/LFC

Sem comentários: