sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Divulgação de listas a 30 de Agosto só traz benefícios para os docentes





A Secretária Regional da Educação e Formação considerou que a publicitação, a 30 de Agosto, das listas de colocação de docentes “traz um benefício para os docentes e não traz prejuízo nenhum para o sistema educativo”.


Cláudia Cardoso reagiu assim às notícias que dão conta das críticas do PSD Açores, em relação a esta matéria, dizendo ainda que o comunicado social-democrata que deu origem às notícias “só pode resultar de absoluta ignorância ou de má fé, porque nenhuma das questões aqui levantadas faz sentido”.
Rebatendo os argumentos inscritos nesse comunicado, a Secretária Regional lembrou que “as equipas de trabalho que o PSD refere não haver tempo para preparar, são sempre preparadas e constituídas no final do ano lectivo anterior e portanto, neste momento, todas essas equipas estão constituídas”.
Salientando que os Açores são “a região do país que publica as listas mais cedo, quer comparativamente ao continente, quer à madeira”, Cláudia Cardoso frisou ainda que “a data inicial era uma data de previsão, aliás como manda a lei. Nós, confrontados com a possibilidade de isto acarretar um prejuízo no sentido da ultrapassagem de docentes melhor graduados por outros com menor graduação, entendemos que seria benéfico, apesar de termos as listas prontas, que se atrasasse uma semana no sentido dessas pessoas poderem ver o seu interesse acautelado”.
A decisão foi por isso tomada “em benefício dos docentes, que poderiam eventualmente ver prejudicada a sua colocação”, disse.
Cláudia Cardoso lembrou ainda que a publicação das listas a 30 de Agosto “não vai trazer nenhum constrangimento ao início do ano lectivo, que aliás como sabem as pessoas da área que estão informadas, já está preparado pelas escolas. Os horários estão constituídos, as equipas de trabalho também e portanto, daqui não resulta nenhum constrangimento”.
A Secretária Regional da Educação e Formação referiu ainda a sua decisão de permitir aos docentes que se apresentem no prazo de três dias úteis.
Na prática, e ao contrário do que acontecia, os docentes colocados poderão este ano apresentar-se do dia 1, 2 ou dia 5, tendo assim 72 horas para o fazer.
Os docentes, disse a secretária, “verão esse tempo de serviço integralmente contado” permitindo também, uma vez que terão conhecimento da colocação no dia 30, que “tenham do dia 1 até ao dia 5 para se deslocarem” para a ilha onde foram colocados.
Sendo assim, referiu Cláudia Cardoso, “daqui não resulta nenhum transtorno, pelo contrário: resulta um benefício que tentámos acautelar porque senão poderíamos estar face a um problema de ultrapassagem em termos da graduação profissional e foi isso que se procurou resolver”.
Acresce ainda o facto das listas de colocações já se encontrarem elaboradas “aguardando apenas eventuais ajustamentos de vagas resultantes dos pedidos de transição cujo prazo termina no próximo dia 26”.


GaCS/HB

Sem comentários: