segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Análises garantem qualidade das águas balneares nos Açores





Após a quarta volta de análise das águas balneares nos Açores, regista-se que não há qualquer referência a níveis que excedam os limites dispostos legalmente. A partir de segunda-feira, todos os valores estarão actualizados na internet e poderão ser consultados através do Portal do Governo (http://www.azores.gov.pt/), dentro da área da Direcção Regional dos Assuntos do Mar.

Em termos de ocorrências, na generalidade do arquipélago, têm-se verificado algumas queixas relativas ao abandono de resíduos ou à limpeza inadequada das zonas balneares, as quais têm sido imediatemente debeladas. O cumprimento das regras de utilização do mar, associado às boas condições meteorológicas, têm poupado trabalho à Autoridade Marítima e aos Nadadores Salvadores. Apesar disso, registou-se um caso fatal, na Ilha do Pico, onde um banhista faleceu por morte súbita enquanto nadava.

“Desde a Ferraria, na Ilha de São Miguel, ao Corvo, há dezenas de áreas com tipologias contrastadas e em que os açorianos e visitantes têm encontrado respostas específicas para os seus desejos de descanso e lazer. Estamos atentos, mas, para já, satisfeitos por tudo estar a correr bem” assegurou Frederico Cardigos, Director Regional dos Assuntos do Mar.

Na próxima segunda-feira, pelas 14 horas, será simbolicamente hasteada a bandeira de Ouro da Quercus na Praia de Porto Pim. Este galardão é comum a 41 áreas balneares dos Açores e congratula a área em questão pelo histórico de excelência da qualidade das águas balneares.



GaCS/DRAM/SF

Sem comentários: