terça-feira, 23 de agosto de 2011

Secretário Regional da Economia convidado das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra





O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, vai participar, a partir da próxima quinta-feira, e a convite da comissão organizadora, nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra.


Estas festividades, que este ano assinalam o 25º aniversário, decorrem a partir de quinta feira e até ao próximo dia 29 de Agosto, na cidade de Fall River, nos EUA, tendo o governante açoriano sido já o convidado de honra das festividades do ano passado.
Integrado no programa desta deslocação, o Secretário Regional da Economia participa, na próxima sexta-feira, num pequeno almoço com elementos da Portuguese American Leadership Council of the United States (PALCUS) e, ao final do dia, na cerimónia de abertura das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra.
No dia seguinte, sábado, Vasco Cordeiro estará presente no Bodo de Leite e, no dia seguinte, domingo, na Coroação do Divino Espírito Santo e numa recepção oferecida pelo Mayor de Fall River. Na próxima segunda feira realiza-se o jantar de encerramento das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, no qual estará também presente o governante açoriano.
Para o Secretário Regional da Economia as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra “consitutem celebrações que se alicerçam nas marcas características da religiosidade, dos costumes e da tradição dos Açorianos que emigraram, mas que não esquecem as suas raízes”.
Sobre o facto de se comemorarem este ano as bodas de prata desta iniciativa, “o que constitui mais um exemplo a vitalidade da comunidade açoriana radicada na América do Norte”, Vasco Cordeiro considera que “será, por isso, um momento em que, vindos dos mais diferentes locais, os emigrantes açorianos relembram, não apenas os Açores que deixaram, mas, também, o desejo de voltar a uma terra que, todos os dias, se moderniza e avança na conquista de cada vez mais desenvolvimento e qualidade de vida”.
De recordar que a comissão organizadora das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra foi agraciada este ano, no Dia dos Açores, com a Insígnia Autonómica de Mérito, “o que vem demonstrar, também, o contributo que tem sido dado para manter vivas as tradições regionais e para afirmar o nome dos Açores junto dos países de acolhimento das nossas comunidades emigrantes, neste caso em especial nos Estados Unidos da América”


GaCS/NM

Sem comentários: