domingo, 28 de agosto de 2011

Espírito Santo da Nova Inglaterra demonstra grande vitalidade da comunidade emigrante açoriana





A comemoração das bodas de prata das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra “não constituem apenas uma manifestação de fé, mas também um momento de manifestação de grande amor aos Açores, como comprovam os milhares de emigrantes que ano após ano se reúnem no Kennedy Park de Fall River oriundos de todos os Estados Unidos, Canadá e de vários outros pontos do mundo”, considerou este sábado o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que discursava no final do bodo de leite, que este sábado percorreu algumas das ruas de Fall River, salientou a “enorme presença de jovens no cortejo” demonstrativa da grande vitalidade das comunidades emigrantes açorianas.

O governante, que considerou “uma honra tremenda” poder participar nas festividades em representação da sua Região, advogou, ainda, que “este deve ser também um momento para lembrar o grupo de homens e mulheres que arrancaram com as festas e que ainda hoje constituem o coração das mesmas”.

“Desde o fundador das Grandes Festas do Divino Espírito Santo, Heitor de Sousa, até um conjunto de personalidades que continuam a trabalhar na sua organização, todos são merecedores de uma palavra de homenagem pelo seu empenho e pela sua dedicação” disse Vasco Cordeiro.

Num dia marcado pelo mau tempo que se fez sentir em todo o Estado do Massachusetts, devido à aproximação do furacão Irene, Vasco Cordeiro salientou “a grande determinação e força de vontade manifestada por todos os presentes que não deixaram de querer mostrar a todos as tradições das suas ilhas ou dos seus locais de origem”.

“Esta é uma grande prova de amor à terra de onde um dia saíram, de grande amor à nossa cultura e às nossas tradições, constituindo, por isso, um motivo que nos deve encher de orgulho”, acrescentou.

“Com chuva, com vento, aqui neste Parque Kennedy, onde quer que esteja um açoriano, é um dia para celebrar os Açores”, numa intervenção acolhida com grande entusiasmo por parte .das centenas de pessoas que enfrentaram a chuva forte que se fez sentir durante quase todo o cortejo.



GaCS/NM

Sem comentários: