sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Trajes regionais para a Associação “Los Azorenos” do Uruguai





A Criaçores entregou à Directora Regional das Comunidades sete trajes de folclore confeccionados por artesãs daquela instituição com tecidos cedidos por Jorgina Borges, a sócia mais antiga da Associação.

A cerimónia, segundo Graça Castanho, constituiu-se num “acto repleto de emoções, alegria e cor” com o jardim da Biblioteca Pública a servir de palco para o desfile de sete manequins que apresentaram os trajes perante a Presidente e membros da Criaçores.

Os trajes agora entregues são o resultado de uma parceria estabelecida entre a Direcção Regional das Comunidades com a Associação Criaçores e destinam-se a ser oferecidos à Associação “Los Azorenos” do Uruguai, país onde, daqui a dois anos, se comemora os 250 anos de colonização açoriana, protagonizada por casais naturais dos Açores, provenientes do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

A associação “Los Azorenos”, que entre os seus membros, conta com açor-descendentes de 9ª e 10ª geração, é o único organismo que, no Uruguai, preserva e promove a cultura açoriana, através de inúmeras actividades que realiza na sua sede, para além do seu grupo de jovens e folclore.

A Directora Regional das Comunidades enalteceu o resultado obtido com esta parceria sublinhando “a generosidade e a colaboração da Criaçores e das suas artesãs que se mobilizaram para dar resposta ao meu apelo”.

A iniciativa da Direcção Regional das Comunidades surgiu, segundo Graça Castanho, na sequência da visita que efectuou ao Uruguai onde, perante a exibição do grupo de folclore, notou “a escassez de trajes para senhoras” tendo surgido, a partir dessa constatação, “o lançamento do desafio à Criaçores que logo se mobilizou para a confecção dos costumes, que tanto irão valorizar as actuações de “Los Azorenos”, não esquecendo o contributo para a dignificação da imagem dos Açores nestas terras estrangeiras”.

O espírito de colaboração e disponibilidade da Criaçores, através das artesãs que confeccionaram as vestes e da sua sócia mais antiga, Jorgina Borges, que ofereceu os tecidos, conforme diz Graça Castanho, “é um acto que merece todo o destaque, já que pude testemunhar e posso transmitir os depoimentos que me deixaram acerca do prazer que tiveram na colaboração com vista a ultrapassar as dificuldades em arranjar roupas adequadas no Uruguai, mas sobretudo em levar a “alegria e maior colorido às actuações dos jovens que exibem a nossa cultura no Uruguai”.

A Presidente da Criaçores, Cristina Borges, manifestamente satisfeita com o produto final, lembrou a importância destas parcerias “no processo do reforço de internacionalização do trabalho dos artesãos açorianos. A Criaçores, detentora de vários reconhecimentos e prémios internacionais, encara este projecto como uma forma de agradecimento às nossas comunidades que, na diáspora, nos têm apoiado ao longo dos anos”, acrescentando, por outro lado, “que é uma alegria sem tamanho poder contribuir para um maior profissionalismo dos jovens uruguaios que não se esquecem das suas raízes, apesar de se encontrarem fora das ilhas há mais de dois séculos”.

Os trajes, que agora estão na posse da Direcção Regional das Comunidades, serão entregues aos “Los Azorenos” na reunião do Conselho Mundial das Casas dos Açores, que se realiza de 31 de Agosto a 4 de Setembro, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, que, para além da Associação Uruguaia, contará também com a presença das 12 Casas dos Açores espalhadas pelo mundo.
A associação “Los Azorenos”, conforme anunciou Graça Castanho, apresentará, nesta reunião do Conselho Mundial, a sua candidatura para se tornar na 13ª Casa dos Açores.




GaCS/LFC

Sem comentários: