sábado, 27 de agosto de 2011

Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra devem constituir um incentivo para as gerações mais novas





A celebração das bodas de prata das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra são “um marco de grande importância para as comunidades emigrantes açorianas e um momento de grande exaltação da nossa cultura”, considerou, sta sexta-feira, em Fall River, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que participou na cerimónia de abertura das festividades, no Kennedy Park, em declarações a diversos orgãos de comunicação social, salientou que os 25 anos de festividades “constituem um motivo de homenagem para todos aqueles que um dia decidiram arrancar com estas festividades”, mas “não devem ficar-se por aí uma vez que elas devem ser encaradas também como um incentivo para as novas gerações”.

Para o Secretário Regional da Economia as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra “permitem que os mais novos possam ver aqui a oportunidade de agarrarem as nossas vivências, a nossa cultura e as nossas tradições” e podem, por isso, “levar muitos jovens a querer conhecer a terra dos seus avós e dos seus pais e, assim, visitarem um Região que é hoje muito diferente, para melhor, daquela que os seus um dia deixaram”.

Segundo o Secretário Regional da Economia “é absolutamente fantástica a realização destes festas durante 25 anos, o que só tem sido possível graças ao grande empenho de diversas pessoas que constituem hoje figuras incontornáveis da nossa emigração”.

Um papel, aliás, destacou Vasco Cordeiro, “que foi reconhecido este ano pela Assembleia Regional, por proposta do Presidente Carlos César, ao atribuir uma das condecorações da nossa Autonomia”.

Vasco Cordeiro afirmou ainda “constituir sempre um motivo de grande orgulho e honra” poder “partilhar com aqueles que são açorianos de nascimento ou de coração este momento fantástico de vivência dos Açores”.

“Pode-se dizer que nestes dias de festividades o Kennedy Park é também Açores”.Aliás, concluiu, “é de salientar que esta é já uma tradiçao que capta grande adesão dos açorianos que se encontram a residir nas mais diferentes as partes do mundo pelo que se pode já dizer com segurança que esta não é apenas uma festa da comunidade emigrante residente na Nova Inglaterra, mas sim de todos os açorianos, onde quer que eles se encontrem”.



GaCS/NM

Sem comentários: