sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Presidente do Governo inaugura Centro de Interpretação da Caldeira da Fajã do Santo Cristo e recorda as distinções internacionais ao Ambiente Açores





“Não reconhecer que o sucesso das políticas ambientais nos Açores é grande é ter uma grande cegueira”, disse o Presidente do Governo Regional, recordando que essa não tem sido a prática de muitas instâncias internacionais, as quais têm elogiado a região como ambientalmente sustentável e a têm considerado como um dos melhores destinos turísticos.

Carlos César, que falava momentos após ter inaugurado o Centro de Interpretação da Caldeira da Fajã do Santo Cristo, na ilha de S. Jorge, disse mesmo que essa falta de reconhecimento é injusta para “centenas de pessoas que, em colaboração com o Governo – universitários, membros de associações ecológicas, voluntários – desenvolvem um trabalho, por todas as nossas ilhas, de grande importância do ponto de vista da valorização ambiental dos Açores”.

Ora, o Centro de Interpretação que a partir de agora pode ser visitado na Caldeira da Fajã do Santo Cristo vem exactamente valorizar ainda mais não só uma área que o Presidente do Governo classificou de “enigmática e, simultaneamente, paradigmática”, mas também a oferta ambiental dos Açores.

Aludindo às características geológicas do lugar e à sua história de violência telúrica – que implicam uma já ancestral e assumida vivência de risco – Carlos César disse que a Fajã do Santo Cristo terá, com o novo Centro, um equipamento que permitirá, de forma didáctica e pedagógica, dar-se a conhecer melhor a quem, eventualmente, só a conhece pelas amêijoas que ali se reproduzem com abundância.

Integrado na rede de centros de interpretação ambiental dos Açores e no Parque Natural de S. Jorge, o novo centro não é o único investimento na Fajã do Santo Cristo, já que o Governo tem promovido acções de limpeza da área e de melhoramento dos acessos ao local.




GaCS/CT

Sem comentários: