terça-feira, 23 de agosto de 2011

Festa em honra de Nossa Senhora de Lourdes é uma das expressões mais vincadas da religiosidade da ilha do Pico e da tradição das gentes do mar





As festas em honra de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos homens da baleia, é uma das expressões mais vincadas da religiosidade da ilha do Pico e da tradição das gentes do mar.

Esta foi a mensagem que o Director Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, Miguel Costa deixou , ontem, na sessão de abertura das festas, na ila das Lajes, em representação do Presidente do Governo, Carlos César.

O governante realçou a importância daquelas festas, integradas na Semana dos Baleeiros, as quais eternizam uma tradição secular e se destacam como das mais marcantes e importantes da vida da Lajes e das suas gentes.

No seu discurso, Miguel Costa referiu que a baleação é o símbolo do concelho, com uma história com 510 anos de existência, e a imagem do concelho, hoje requalificado e modernizado, transformou-o numa das zonas mais bonitas de Portugal, onde a caça deu lugar ao whale watching e às regatas dos botes baleeiros, sendo a baleia um dos ex-libris da natureza, das nossas ilhas e dos nossos mares.

Para o Director Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres “à fibra heróica dos açorianos, os homens do Pico, foram buscar uma força superior em evocação a Nossa Senhora de Lourdes, e em sinal de perpétuo reconhecimento e agradecimento, há mais de 100 anos, realizam esta grandiosa manifestação de carácter religioso, continuando a cativar a participação popular dos picarotos e da população açoriana em geral”.

Realçou ainda o valor que o Concelho das Lajes concede, nesta época estival, não só às manifestações musicais, onde se destacam a filarmónica e o grupo coral mas, também, a uma cultura mais erudita.


GaCS/PM

Sem comentários: