segunda-feira, 22 de agosto de 2011

“Qualidade de ouro” para 41 zonas balneares dos Açores





O Director Regional dos Assuntos do Mar afirmou hoje, no Faial, que os diferentes galardões atribuídos às zonas balneares dos Açores são demonstrativos da “extraordinária” qualidade ambiental do arquipélago.

A opinião foi avançada por Frederico Cardigos durante a cerimónia de hasteamento, na Praia de Porto Pim, na Horta, do galardão “qualidade de ouro” com que a Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) premeia o histórico de excelência das águas de banho em Portugal.

Conforme referiu na ocasião, o galardão hoje simbolicamente hasteado no Faial não distinguiu apenas a Praia de Porto Pim, mas sim a “maior parte das zonas balneares dos Açores”.

Ao todo, foram este ano distinguidos pela Quercus com a “qualidade de ouro” as águas de 41 praias e zonas balneares do arquipélago, o que é visto por Frederico Cardigos como motivo de “satisfação” para todos e prova de uma “qualidade ambiental extraordinária” dos Açores.

O Director Regional lembrou, a propósito, que a atribuição deste galardão “não merece qualquer tipo de dúvidas”, já que a distinção atribuída pela Quercus só acontece nos casos em que “existe um histórico que seja consistente” quanto à qualidade das águas de banho.

Questionado sobre as eventuais mais-valias desses galardões, Frederico Cardigos referiu que a Bandeira Azul, por exemplo, é um galardão reconhecido a nível internacional, pelo que quando o turista escolhe o sítio que quer usufruir provavelmente utilizará isso como um dos critérios de selecção.

A título de mera curiosidade, referiu ainda que se procurarmos na Internet algumas das nossas zonas balneares, utilizando o motor de pesquisa, os resultados que aparecem “são normalmente aqueles que estão associados a Bandeiras Azuis”, o que, de alguma forma, “já diz alguma coisa sobre a importância deste tipo de certificados”.



GaCS/FG/HO

Sem comentários: