segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Representantes políticos das comunidades ajudam à afirmação externa dos Açores





Os representantes políticos eleitos nas áreas de residência das comunidades açorianas radicadas no Estado do Massachusetts “desempenham um papel precioso no fortalecimento dos Açores e têm dado um importante contributo para que a Região seja hoje vista como um parceiro sólido em vários domínios”.


Esta ideia foi transmitida pelo Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, num conjunto de reuniões mantidas com os senadores estaduais do Massachusetts Michael Rodrigues e Mark Pacheco, com senador estadual de Rhode Island, Daniel da Ponte e com o membro da Câmara dos Representantes do Estado do Massachusetts, Tony Cabral.

Vasco Cordeiro salientou “o trabalho conjunto que tem sido desenvolvido” e que “vai mais além do simples relacionamento político, como se comprova pela aproximação que a Região está a fazer junto de instituições de ensino e de investigação em diversas áreas, assim como junto dos empresários do Massachusetts, como se comprova pelo grupo de empresas e de instituições públicas que em Setembro se desloca ao Açores”.

“Sem o apoio destes representantes, o objectivo da Região de reforço do seu relacionamento político e económico com os locais tradicionais de emigração seria, seguramente, mais difícil”, afirma o Secretário Regional da Economia, manifestando-se convicto que “a conjugação de esforços tem permitido mostrar os Açores como uma Região onde existem oportunidades muito interessantes de investimento”, mas também “como uma Região que pode já transmitir o seu exemplo e a sua experiência em assuntos que se encontram cada vez mais no centro das preocupações dos diferentes poderes políticos, como é o caso do aproveitamento de energias renováveis, investigação marinha e no desenvolvimento de políticas de protecção ambiental”.

O Secretário Regional da Economia manifestou por isso a disponibilidade do Governo dos Açores “para manter e aprofundar este relacionamento” agradecendo “o empenho que tem sido colocado nessa tarefa de promoção dos Açores”.

Durante esta série de encontros, o governante salientou igualmente “o trabalho desenvolvido em prol das comunidades locais, prova de que os emigrantes açorianos encontram-se hoje plenamente integrados na sociedade norte americana, constituindo um exemplo para todos”.

“É muito importante que as nossa comunidades participem activamente na vida política dos seus locais de residência, não só porque assim estão a fazer valer os seus direitos, mas também porque ao fazê-lo conquistam o respeito das comunidades locais. Essa participação cívica é também muito importante para os Açores”, disse.



GaCS/NM

Sem comentários: