quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Museu Baleeiro de New Bedford é um parceiro na promoção dos Açores





O Museu dos Baleeiros de New Bedfrod tem “prestado um verdadeiro serviço público de grande relevância” para a promoção dos Açores junto dos milhares de visitantes que todos os anos ali se deslocam”.

Foi esta a mensagem que o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, transmitiu aos responsáveis pelo museu num encontro realizado em New Bedford e durante o qual o governante visitou a nova ala dedicada aos baleeiros açorianos.

“Todos os visitantes do Museu Baleeiro de New Bedford têm a oportunidade de recolher um conjunto muito significativo de informações sobre os Açores, quer através do património que se encontra em exposição, quer por acção do próprio museu que complementa esse material com um conjunto de informações sobre a Região”, salientou o governante.

Segundo Vasco Cordeiro, “esse é um contributo importante para os Açores já que a generalidade dos visitantes que aqui se desloca não tem qualquer ligação às comunidades emigrantes”.

Durante a sua deslocação ao Museu, Vasco Cordeiro teve a oportunidade de conhecer a nova ala dedicada aos Baleeiros Açorianos.

Este novo espaço, que foi criado com o apoio do Governo dos Açores, tem patente ao público uma exposição permanente sobre “A Baleação no Faial: Fase Industrial (1940-1984)”, onde é contada a história dos principais locais onde a actividade da caça à baleia se realizava naquela ilha, nomeadamente a Fábrica da Baleia de Porto Pim e os Armazéns da Reis e Martins”.

“Além do passado, o Museu tem também um conjunto de informações actuais sobre a observação de cetáceos nos Açores. É um aspecto muito relevante já que essas informações podem levar a que alguns cidadãos norte americanos se sintam tentados a visitar a nossa Região”.



GaCS/NM

Sem comentários: