quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Governo associa-se à comemoração do centenário da eleição do primeiro Presidente da República





O Governo dos Açores associou-se quarta-feira à noite, na Horta, à comemoração do centenário da eleição de Manuel de Arriaga como primeiro Presidente da República.


A efeméride foi evocada com uma sessão comemorativa no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na qual o Presidente do Governo se fez representar pelo Director Regional da Cultura, Jorge Bruno.
A 24 de Agosto de 1911, o faialense Manuel de Arriaga tornou-se o primeiro Presidente eleito da República Portuguesa, sucedendo na chefia do Estado ao Governo Provisório presidido pelo micaelense Teófilo Braga.
Nessa eleição, Manuel de Arriaga, cuja candidatura tinha sido proposta por António José de Almeida, chefe da tendência evolucionista, obteve 121 votos, contra os 86 votos alcançados por Bernardino Machado, o seu mais directo adversário.
Durante os quatro anos incompletos que durou este primeiro mandato presidencial, foi dada posse a seis Governos. Face à agitação política que se vivia então em Portugal, o Presidente é obrigado a resignar em 26 de Maio de 1915, saindo do Palácio de Belém escoltado por forças da Guarda Republicana, e foi substituído no cargo por Teófilo Braga.
A sessão evocativa desta eleição presidencial, na qual participaram também o Representante da República para a Região, que presidiu à cerimónia, e o Presidente da Assembleia Legislativa, foi uma iniciativa da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta e teve o Alto Patrocínio do Pres
idente da República e o apoio da Câmara Municipal da Horta.
Na ocasião, Magda Costa Carvalho, docente da Universidade dos Açores, e Luís Bigotte Chorão, investigador da Universidade de Coimbra, apresentaram duas comunicações sobre Manuel de Arriaga: Um Pensamento de Verdade e de Justiça e Manuel de Arriaga: o Julgamento da História, respectivamente.



GaCS/FG

Sem comentários: