sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Programa Eurodisseia certifica mais 25 jovens europeus





O Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor destacou hoje, em Ponta Delgada, a eficácia do programa Eurodisseia como potenciador do intercâmbio e mobilidade entre jovens europeus.


Rui Bettencourt falava na cerimónia de entrega dos certificados de conclusão de estágio a 25 jovens europeus, oriundos de regiões da Bélgica, França, Espanha, Alemanha e Inglaterra, que concluíram seis meses de estágio em empresas particulares e públicas nos Açores, com um mês de preparação linguística e cultural.
Segundo o governante, estes 25 jovens de diferentes nacionalidades colocaram os seus conhecimentos académicos à disposição das entidades açorianas onde trabalharam. “São jovens muito bem preparados e qualificados, em áreas que vão desde a Biologia à Economia”, garantiu Rui Bettencourt.
Prova desta habilitação académica é, por exemplo, a descoberta de uma nova espécie de coral que não se sabia existir nos Açores, feita por uma jovem licenciada na área de Biologia Marinha.
O Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor revelou também que este programa do Eurodisseia permite que os jovens potenciem os conhecimentos adquiridos ao longo do estágio e desempenhem, ao mesmo tempo, um papel de embaixadores dos Açores ao regressarem às suas regiões de origem.
Este programa da Assembleia das Regiões da Europa, presidida por Carlos César, Presidente do Governo dos Açores, tem como principal objectivo o intercâmbio entre as diferentes regiões da Europa e marca a eficácia do regionalismo europeu e da mobilidade dos jovens cidadãos dos Estados-membros.
Na ocasião, Rui Bettencourt adiantou igualmente a intenção de uma região da Geórgia em aderir ao programa, um pedido que já foi aceite e certificado pelo Presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Carlos César.
É de salientar também que 54 jovens açorianos estão a frequentar estágios profissionais, ao abrigo deste programa, sobretudo em Espanha, Croácia, Bélgica e Alemanha.



GaCS/BP

Sem comentários: