quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Exposição sobre Baleação até 30 de Setembro no Faial





Até 30 de Setembro, está patente ao público na Sala Polivalente da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, uma Exposição sobre Baleação, da responsabilidade do Museu Baleeiro de New Bedford, de Massachusetts, Estados Unidos da América.

A mostra, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 12:30 e das 14:30 às 16:30 horas, resulta da cooperação estabelecida entre a Presidência do Governo Regional dos Açores/Direcção Regional da Cultura e o Museu Baleeiro de New Bedford, uma instituição que se dedica ao estudo da interacção entre os humanos e as baleias nas suas diversas vertentes.

Esta exposição, que já esteve patente ao público na ilha do Pico, pretende dar a conhecer a história da baleação na América e nos Açores, realçando e correlacionando os seus aspectos económicos, sociais e culturais mais marcantes, como sejam as actividades baleeiras de subsistência e comercial, as inovações americanas introduzidas na baleação nos Açores, o papel desempenhado pela Família Dabney ou o legado açoriano em New Bedford.

Distribuídos por quinze painéis, os textos informativos desta exposição encontram-se em língua inglesa, sendo também disponibilizados em tradução portuguesa ao visitante.

O Museu Baleeiro de New Bedford possui uma colecção com mais de 750.000 objectos, o que faz dele o maior museu da baleação do mundo.



GaCS/DRaC/FG

Sem comentários: