sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Carlos César anuncia redução de chefias no Governo e na participação no sector público empresarial





O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje uma reestruturação em duas secretarias regionais e a redução da participação no sector público empresarial da Região, medidas que surgem na continuidade da “boa gestão” das contas públicas que o Governo tem concretizado na região.

“Ainda este mês o Governo vai aprovar novas revisões no domínio das orgânicas da administração regional, no caso da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e da Secretaria Regional da Educação e Formação onde vão ser introduzidos outros contingentes de redução do número de chefias nessas áreas e no próximo mês de Outubro vamos aprovar um plano geral de reestruturação do sector público empresarial que apontará para uma redução em cerca de 50% nas nossas participações e existência de empresas e associações com capitais públicos na nossa Região”, anunciou Carlos César.

O Presidente do Governo falava na inauguração da Pousada de Juventude de São Jorge, um investimento “ só possível devido à boa gestão das contas públicas nos Açores”. Para Carlos César, “investimentos como este e a continuidade de investimentos que estamos a ter, voltarão sempre a colocar na ordem do dia a sustentabilidade financeira da nossa Região. É possível fazer investimentos desta natureza graças a uma boa gestão das nossas finanças públicas, o que não acontece com diversas entidades ou mesmo até na vizinha Região Autónoma da Madeira que está com dificuldades em pagar as simples remunerações mensais dos funcionários públicos”.

O Presidente do Governo garantiu que “vamos prosseguir essa boa gestão, cuidando em todos os aspectos de uma melhoria da racionalidade da nossa administração e isto deve ser feito também pela generalidade das nossas câmaras municipais”.

Quanto às políticas dirigidas à Juventude, Carlos César afirmou que “estamos neste momento empenhados em criar formas de auto-sustentabilidade dos nossos jovens e de responsabilização dos jovens na definição do seu próprio projecto de vida. Estamos a desenvolver uma rede açoriana incumbadora de empresas particularmente nas vertentes tecnológicas e de indústrias criativas, o que nos próximos trimestres vai ter desenvolvimentos através de protocolos de colaboração que temos com os meios empresariais e com a Universidade dos Açores, proporcionado meios alternativos aos meios tradicionais de ocupação profissional e de actividade empreendedora que existem”.

O Presidente do Governo considera “fundamental” que este contributo das novas gerações para a nossa economia e sociedade seja assegurado através de políticas de incentivo. Carlos César adiantou que “os próximos passos na área da rede de pousadas de juventude inserem-se na internacionalização em que estamos a que estamos a proceder e também na introdução de pacotes temáticos, através de operadores turísticos credenciados, que levem a criar condições de maior atractividade dos jovens para as nossas pousadas”. “São investidos directamente em programas específicos para a juventude todos os anos em média cerca de 5 milhões de euros, que demonstra uma grande atenção a esta faixa etária e ás suas necessidades de integração e de vivência na nossa Região”, acrescentou.


No que concerne à Pousada de Juventude de São Jorge, cuja entidade parceira é o Santuário da Caldeira do Santo Cristo, Carlos César considera a infra-estrutura, “para além da sua função, para além do seu papel relevante no sistema de valorização da juventude açoriana e das formas de intercâmbio e de mobilidade juvenis, é também uma obra que enriquece do ponto de vista patrimonial o concelho das Velas, o concelho da Calheta e a ilha de São Jorge”.

A Pousada de Juventude de São Jorge custou cerca de 1,5 milhões de euros, tem capacidade para 70 camas e está implantada num terreno com 5.500 m2, localizado na Canada da Vinha Nova, na Calheta, com vista para o mar.

Ao projecto foi dada especial atenção à envolvência e integração na paisagem, ao estreito relacionamento com a natureza, à sobriedade volumétrica e à adopção de materiais naturais, de formas simples e de fácil manutenção. A Pousada de São Jorge passa a integrar a Rede Regional de Pousadas de Juventude dos Açores e por essa via também a rede internacional Hostelling International e HotelWorld.



GaCS/CT/SF

Sem comentários: